21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Instituto Nexxera alcança a marca de 170 mil pessoas atendidas em 13 anos de atuação

spot_img

Instituto Nexxera alcança a marca de 170 mil pessoas atendidas em 13 anos de atuação

spot_imgspot_img

Em 2021, braço social do Grupo Nexxees beneficiou cerca de 9 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica
 

Com um trabalho voltado paracrianças, adolescentes, jovens e adultos, o Instituto Nexxera, braço social do Grupo Nexxees – grupo com 400 das 500 maiores empresas do Brasil, há 13 anos transforma a realidade de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Grande Florianópolis. A instituição já atendeu cerca de 170 mil indivíduos: 35 mil de forma direta e 133 indiretamente. Em 2021, foram cerca de 9 mil pessoas beneficiadas pelos projetos da organização.
 

Pela atuação do Instituto Nexxera, principalmente, em práticas de responsabilidade social, o Grupo Nexxees já foi contemplado por dez vezes com o Troféu Destaque em Responsabilidade Social, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O órgão realiza a certificação com a finalidade de reconhecer e destacar empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos com atuação em território catarinense, que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.
 

“A essência do Grupo Nexxees, nesses mais de 30 anos de história, é construir uma sociedade exitosa e um planeta sustentável. Fizemos isso investindo no Instituto Nexxera, que desenvolve projetos inovadores e inclusivos, sem deixar ninguém para trás. Desde 2018, temos como compromisso apoiar o desenvolvimento de empreendedores e startups com o intuito de gerar novas oportunidades e fomentar a cultura da inovação no território catarinense e em todo o Brasil”, declara o fundador do Grupo Nexxees, Edson Silva.
 

Em 2021, a instituição atendeu fundamentalmente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Erradicação da pobreza (ODS 1), Educação de Qualidade (ODS 2) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17). Em 2022, o Instituto Nexxera continua com sua missão de gerar oportunidades e transformação por meio do acesso ao conhecimento, com metodologias próprias que contribuem para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e do espírito voluntário e solidário.
 

“Atuamos alinhados com a busca inovadora pelo Desenvolvimento Sustentável. Por meio do Instituto Nexxera, o Grupo Nexxees aprimora a sua visão de empresa e compromete-se ainda mais com a sociedade, somando esforços para melhorar a vida das pessoas e do planeta. Nosso objetivo é gerar valor social, ambiental e econômico, especialmente onde temos raízes, que é o estado de Santa Catarina”, destaca a diretora do Instituto Nexxera, Daniela Silva.
 

Mas cada vez mais, as ações do Instituto Nexxera têm gerado impacto a nível nacional. “Já tivemos participações de pessoas de outras regiões, dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Pará. Em 2021, tivemos também a presença de empreendedores imigrantes e refugiados do Haiti e da Venezuela”, conta Daniela.
 

Projetos de impacto
 

Para ajudar a promover uma transformação positiva na sociedade, o Instituto Nexxera conta com projetos como o Conexxão de Impacto, criado em 2017 e que fornece acesso ao conhecimento, a partir do fomento ao empreendedorismo com foco no desenvolvimento dos negócios socioambientais.
 

Em 2021, com o agravamento das desigualdades sociais em razão da pandemia, o projeto foi reformulado e agora atende diretamente as comunidades mais vulneráveis de regiões periféricas. Com as mudanças, micro e pequenos empreendedores, além de pessoas que desejam gerar novas fontes de renda por meio de negócios próprios, passaram a ter a oportunidade de se capacitar por meio de novas perspectivas profissionais.
 

Um censo realizado pela instituição mostra que, até o momento, o projeto atendeu um público majoriatariamente feminino (86,67%) e composto por pessoas pretas ou pardas (62,22%). Dos participantes, 73,33% tinham formação até o Ensino Médio e 88,89% contavam com uma renda familiar de até três salários-mínimos. O Conexxão de Impacto já teve oito edições realizadas, com mais de 300 horas de formação em empreendedorismo e mais de 320 empreendedores mentorados.
 

Outra iniciativa encabeçada pelo Instituto Nexxera é o Conexxão Jovem, que tem como foco o desenvolvimento da educação empreendedora em escolas do município de Florianópolis. Lançado em 2018, o projeto oferece palestras, workshops e visitas técnicas em ambientes de inovação e empreendedorismo.
 

Até agora, foram contabilizados mais de 600 participantes, incluindo 40 professores de cinco escolas da rede pública. Uma pesquisa realizada pelo instituto identificou que 53,5% dos capacitados modificaram sua visão de futuro e 79,1% se abriram mais para novos aprendizados.
 

O Instituto também possui outras iniciativas, como o Troca de Ideias com Edsoul, que já impactou mais de 27 mil estudantes de mais de 100 escolas públicas parceiras. Com um bate papo descontraído nas escolas sobre prevenção às drogas e a capacidade que cada um tem para superar as dificuldades, o comunicador e educador social Edsoul Amaral fala diretamente com jovens sobre como é possível conquistar um novo futuro por meio de um olhar crítico e atitudes empreendedoras. Somente em 2021, foram realizadas mais de oito mil interações, em 17 encontros e lives com o educador.
 

Para completar, o Grupo Nexxees possui também o programa Voluntariado Nexxees. Realizado desde 2012, cerca de 100 colaboradores já participaram voluntariamente das campanhas sociais. No ano passado, 14 voluntários marcaram presença nas ações realizadas pelo Instituto Nexxera.
 

Entre as principais atividades estão o apadrinhamento de empreendedores do Conexxão de Impacto na orientação dos seus negócios ou ideias; participações nos mutirões da construção de uma Horta Pedagógica na Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), para aprimorar a segurança alimentar dos alunos (crianças e adolescentes); ações de plantio de árvores junto com a organização Floripa Amanhã; além da forte atuação dos voluntários em campanhas sociais para arrecadação de agasalhos, materiais escolares, alimentos e brinquedos. O Instituto Nexxera também conta com a participação de voluntários em campanhas ambientais, como a campanha de lixo eletrônico, implantada em 2021, e para o recolhimento de tampinhas para doações à causa animal.
 

Sobre o Grupo Nexxees

Há 30 anos no mercado, o Grupo Nexxees, nascido em Florianópolis, atualmente tem em sua carteira de clientes 400 das 500 maiores empresas do Brasil. São mais de 100 instituições financeiras homologadas e mais de 3,4 trilhões de reais transacionados ao ano. Por meio da empresa Nexxera, oferece plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança ou recebíveis, recebimentos, pagamentos, tecnologias de relacionamento com fornecedores e clientes, e acesso a crédito. Suas soluções antecipam o futuro e viabilizam, por meio da tecnologia, o ecossistema de negócios que proporciona rentabilidade às empresas.
 

Sobre o Instituto Nexxera
 

O Instituto Nexxera é uma organização social que transforma a realidade de pessoas e comunidades mais vulneráveis especialmente da Grande Florianópolis, além de alcançar outras cidades brasileiras. Dessa forma, materializa a Responsabilidade Socioambiental – um dos grandes valores do Grupo Nexxees, seu fundador e mantenedor. Tem como propósito aproximar pessoas de oportunidades, promover a inclusão social e combater a desigualdade, além de gerar transformação e impacto por meio da educação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e comunitário. Pela relevância e resultados gerados por projetos e programas do Instituto Nexxera, o Grupo Nexxees já foi contemplado por dez vezes com o Troféu Destaque em Responsabilidade Social, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), além de receber a homenagem Laelia Purpurata. Em 2021, o Grupo Nexxees foi reconhecido como o melhor projeto de impacto positivo nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina, na categoria “Empresa Privada e Pública”, com o programa Conexxão de Impacto.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img