21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Instituto Gustavo Kuerten completa 10 anos

spot_img

Instituto Gustavo Kuerten completa 10 anos

spot_imgspot_img

Foco da entidade são as atividades sociais em prol da inclusão social

por Clarissa Machado Santos

19/08/2010 – Em comemoração aos dez anos do Instituto Gustavo Kuerten, Guga esteve presente, na última terça, 17/08, no ginásio da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça, para celebrar a data com as crianças. A festa contou com a participação de Alice Kuerten, presidente da instituição e dos educandos dos núcleos IGK de Palhoça e São José, que fizeram uma homenagem especial para os fundadores da entidade, criada em 17 de agosto de 2000, logo após a segunda vitória de Gustavo Kuerten, em Roland Garros.

“O IGK nasceu por influência da minha mãe que é assistente social, e do meu irmão Guilherme. Sempre que eu participo das atividades com as crianças me lembro dele e ganho ânimo para continuar trabalhando”, explicou o ex-número 1 do tênis. “Tomara que essa seja a primeira década de muitas”, declarou Guga.

Uma das missões do Instituto Guga Kuerten é oferecer oportunidades, através da promoção de oficinas esportivas e atividades educacionais, para crianças e adolescentes de escolas públicas e pessoas com deficiência. Esse era um sonho antigo de Guga que foi concretizado a partir de suas vitórias na carreira como tenista profissional.

Nos quatro núcleos esportivos mantidos pelo IGK na Grande Florianópolis, as crianças são atendidas no contra turno da escola. Duas vezes por semana os educandos participam de oficinas esportivas e culturais, com o monitoramento de uma equipe multidisciplinar, formada por professores de educação física, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e bibliotecários. Uma das atividades rotineira é o estímulo à leitura. O IGK customizou um veículo e criou a IGKombi, uma biblioteca itinerante que circula pelos núcleos disponibilizando dezenas de títulos para os 470 educandos. “Trabalhamos com um público limitado para oferecer qualidade no atendimento”, destacou Alice Kuerten, presidente do IGK.

Ações Transformadas Em Números
Com programas de esporte e educação, o Instituto Guga Kuerten, desde sua fundação, já atendeu mais de seis mil crianças e adolescentes e ofereceu diversos cursos de capacitação para muitos educadores. Nesses dez anos de história, o Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), ação que beneficia instituições que atendem pessoas com deficiência, contribuiu com 185 entidades em Santa Catarina. Os projetos sociais do Instituto já garantiram atendimento a 35 mil crianças, adolescentes e pessoas deficientes.

O IGK também realiza ações especiais, como as colônias de férias para pessoas com deficiência no verão e o Prêmio IGK, evento que garante visibilidade a pessoas e ou instituições que desenvolvem ações sociais cujo objetivo coincida com o da própria entidade, ou seja, a inclusão social de crianças e pessoas com deficiência.

Em 2008, em função das enchentes que atingiram o litoral de Santa Catarina o IGK deflagrou uma campanha emergencial para recompor as famílias atingidas pelas inundações em sete municípios. Com a adesão de empresas parceiras o IGK conseguiu reerguer e mobiliar 178 casas, beneficiando 751 pessoas vinculadas às APAES da região. Atualmente o IGK investe na manutenção dos projetos de esporte e educação, no programa de ações especiais e no gerenciamento do FAPS em conjunto com empresas parceiras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img