18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Intelbras recicla mais de 250 toneladas de material em SC no primeiro trimestre de 2022

spot_img

Intelbras recicla mais de 250 toneladas de material em SC no primeiro trimestre de 2022

spot_imgspot_img

 

Ação é realizada nas quatro unidades da companhia já equivale a 72% do volume total reciclado no ano passado


Filial São Jose da Intelbras. Crédito: divulgação

Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, já reciclou mais de 250.377 quilos de materiais nos primeiros três meses deste ano nas duas unidades da empresa localizadas em São José (Santa Catarina) atingiram um percentual de reciclagem de 81,7%. No total, a empresa já reciclou mais de 643 toneladas em quatro de suas unidades, que estão localizadas em São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), e Manaus (AM). O número positivo corresponde a 72% do total reciclado no ano passado, quando registrou 882.022 quilos.
 

“A Intelbras preza pelas práticas sustentáveis — como a reciclagem –, que beneficia não só o meio ambiente, mas também a sociedade como um todo. No primeiro trimestre deste ano, as quatro unidades da nossa companhia tiveram mais de 80% dos seus resíduos reciclados, um resultado que mostra o esforço da empresa em cuidar do meio ambiente”, ressalta Marciel Linhares, gerente de qualidade da Intelbras.
 

Até o momento 643.006 quilos foram reciclados. Destes, 20.238 kg derivaram da matriz e 230.139 kg da filial de São José. Já a filial de Manaus reciclou 314.528 kg de materiais, que equivalem a 87% do total dos produtos possíveis de serem reaproveitados. Por fim, a unidade de Minas Gerais reciclou 78.101 kg, que representam um percentual de reciclagem de 82%.
 

Os materiais reciclados são papel e papelão, plástico, sucata de ferro, eletroeletrônicos, madeira, ABS (usado nas carcaças dos produtos), metal, borra de solda e baterias de chumbo-ácido. “Também entram no cálculo os produtos retornados por meio de logística reversa. Eles são desmontados e separados segundo suas características, para que tenham o destino adequado: reciclagem ou encaminhamento para aterros industriais”, explica Linhares.

Processo de reciclagem

Os materiais destinados a reciclagem são comprados por parceiros devidamente homologados — que atendem à legislação ambiental vigente — e então são inseridos no processo de fabricação de outros produtos. O isopor, por exemplo, é coletado por uma empresa que fabrica molduras, rodapés e roda tetos.
 

Parte dos materiais também é diretamente reaproveitada pela Intelbras, como as peças injetadas, entre outras sobras. Estas são moídas e reinseridas no processo de injeção, pois são peças que não têm muito apelo estético, caso das bases de produtos.
 

“Nossos processos de reciclagem são rigorosos e atendem às exigências dos órgãos ambientais. Junto às empresas que recebem nossos resíduos, somos corresponsáveis pelo que é feito dos materiais. Todas as informações relativas ao processo são cadastradas nos sites dos órgãos ambientais, e anualmente informamos ao Ibama qual é o resíduo, seu destino, e o nome do transportador”, complementa o executivo.

Benefícios da coleta seletiva

A coleta seletiva reduz a contaminação do solo e a poluição da água, sendo uma prática ecologicamente recomendada. Outro benefício é que pode ser financeiramente sustentável para as empresas.
 

A Intelbras teve uma receita de R$ 1.204.628,00 em 2021 com a venda de resíduos para reciclagem. O valor arrecadado no processo é revertido para a cobertura dos custos de envio dos produtos que ainda não podem ser reciclados — como resíduos químicos — para aterros sanitários e industriais.  
 

“Por mais que haja um retorno financeiro com a prática, o esforço empreendido por nossas equipes em busca de reciclar a maior quantidade possível de resíduos demonstra que a prioridade da empresa é atuar de forma sustentável e promover nosso DNA inovador procurando sempre novas maneiras de agir de forma correta com o meio ambiente”, salienta Maria Elisa Sperber, especialista em gestão da qualidade da Intelbras.

Sobre a Intelbras
Empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com 46 anos no mercado, tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades entre outros segmentos de negócio.

A empresa tem várias unidades distribuídas pelo país: a matriz, em São José/SC, e três filiais localizadas nos municípios de Santa Rita do Sapucaí (MG), Manaus (AM) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Também temos uma filial em construção em Tubarão/SC. Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras exporta para diversos países da América Latina e está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há 18 anos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img