19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

IPHAN marca novo encontro para falar sobre o tombamento da Procissão do Senhor dos Passos

spot_img

IPHAN marca novo encontro para falar sobre o tombamento da Procissão do Senhor dos Passos

spot_imgspot_img

Técnicas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estarão reunidas com membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, fiéis e comunidade no dia 14 de março, às 18 horas, na Capela Menino Deus, anexo ao Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis. O encontro tem como objetivo tratar dos assuntos relacionados ao processo de registro da Procissão do Senhor dos Passos como Patrimônio Cultural Brasileiro. A expectativa é de que em 2014, o Conselho Consultivo do IPHAN, formado por integrantes civis, tenha um parecer final sobre o processo. O pedido de registro nacional foi feito pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) em 2005, e no ano seguinte, em 2006, o processo foi aberto no IPHAN.

Hoje, o Sul do Brasil conta apenas com um bem imaterial registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro, o Fandango Caiçara (encontrado no litoral do Paraná), tombado em novembro de 2012. A Procissão do Senhor dos Passos pode vir a ser o primeiro Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza imaterial de Santa Catarina e o primeiro de ordem religiosa a ser tombado na região Sul.

A previsão é de que um grande número de pessoas participe do próximo encontro com as técnicas do IPHAN, já que o mesmo irá anteceder a Missa e Benção do Santíssimo Sacramento – que integra a programação da 247ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que será realizada nos dias 16 e 17 março.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img