20.2 C
fpolis
terça-feira, março 5, 2024

Joana Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, conquista 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

spot_img

Joana Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, conquista 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

spot_imgspot_img

Velejadora tornou-se a primeira atleta na história a ser campeã geral – Fotos: Green Filmes

Florianópolis (SC) – 13 de janeiro de 2024 – A velejadora Joana Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, fez história ao conquistar o 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry, encerrado neste domingo (14), em Jurerê, na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha. Após 51 edições, a atleta carioca tornou-se a primeira a ser campeã geral da maior competição de vela de base do Brasil. O título foi confirmado apenas na última regata, com uma vantagem de um ponto sobre Arthur Back (ICRJ), vice-campeão da edição de 2024.

“Foi um dia muito difícil. Na última largada, o meu mastro quebrou, mas eu consegui completar a regata e obter um bom resultado. É muito bom ser a primeira menina a ganhar o campeonato geral, isso mostra que também podemos competir na frente. Estou muito feliz”, disse a campeã após sair da água.

O domingo amanheceu ensolarado e ao longo do dia o vento nordeste foi ganhando força, criando um cenário perfeito para a realização das três últimas regatas. Joana Freitas venceu a primeira das três disputas e ampliou a sua vantagem sobre os demais concorrentes. No entanto, a velejadora carioca enfrentou problemas no barco, especialmente na última regata. Mesmo assim, ela conseguiu a pontuação necessária para garantir o título.

Com 36 pontos perdidos, Joana terminou um ponto à frente de Arthur Back, que havia vencido as duas últimas edições do Brasileiro. Eduardo Backheuser ficou em terceiro lugar, seguido por Zion Brandão, ambos do Iate Clube do Rio de Janeiro, em quarto lugar. Henrique Sasaki e Theo Sartor, atletas do Veleiros da Ilha, ficaram em quinto e sexto lugares, respectivamente. Bruno Moraes, outro atleta da flotilha do Rio, ficou em sétimo lugar. Felipe Strassburger, do Veleiros da Ilha, ficou em oitavo lugar, seguido por Henrique Penna, do Cabanga Iate Clube (PE), em nono lugar, e Laura Neves, do Rio de Janeiro, em décimo lugar.

Além dos três atletas entre os dez primeiros colocados, a flotilha do Veleiros da Ilha contou com mais representantes na competição. Lara Candemil encerrou a competição na 26ª posição, seguida por Lucas Leal, em 30º lugar, na flotilha ouro. Andre Borges ficou em 31º na flotilha prata, com Gustavo Borges em 32º e Joaquim Krauspenhar em 33º. Na flotilha bronze, Sofia Paradeda conquistou a 10ª colocação e Bárbara Furlin ficou em 28º lugar.

Maior edição da história:

O 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry foi a maior edição da história do evento. Com mais de 270 velejadores de 9 estados, além de Portugal e Argentina, a edição deste ano quebrou todos os recordes de inscritos. “Foi uma honra imensa realizar o maior Campeonato Brasileiro de Optimist de todos os tempos. Agradecemos muito aos sócios, atletas, pais, responsáveis, patrocinadores e colaboradores do Clube que possibilitaram o sucesso do evento”, afirmou o Comodoro Luiz Fernando Beltrão.

Classificação final do 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry (10 primeiros)

1 – Joana Freitas (ICRJ – RJ) – 36pp

2 – Arthur Back (ICRJ – RJ) – 37pp

3 – Eduardo Backheuser (ICRJ – RJ) – 42pp

4 – Zion Brandão (ICRJ – RJ) – 46pp

5 – Henrique Sasaki (ICSC – SC) – 47pp

6 – Théo Sartor (ICSC – SC) – 56pp

7 – Bruno Moraes (ICRJ – RJ) – 59pp

8 – Felipe Strassburger (ICSC – SC) – 69pp

9 – Henrique Penna (CICP – PE) – 80pp

10 – Laura Neves (ICRJ – RJ) – 88pp

Confira a lista dos vencedores por categoria do 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry

Campeã Geral: Joana Freitas (ICRJ – RJ)

Campeã Juvenil Feminino: Joana Freitas (ICRJ – RJ)

Campeão Juvenil Masculino: Arthur Back (ICRJ – RJ)

Campeã Infantil Feminino: Uma Creixell (CDJ – RS)

Campeão Infantil Masculino: Manuel Bragança (ICRJ – RJ)

Campeã Mirim Feminino: Roberta Horn (CDJ – RS)

Campeão Mirim Masculino: Felipe Miguez (ICRJ – RJ)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais