19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

João José Ramos Schaefer lança ‘O Direito pelo Ideal’: a memória de 64 anos de dedicação à advocacia e à magistratura

spot_img

João José Ramos Schaefer lança ‘O Direito pelo Ideal’: a memória de 64 anos de dedicação à advocacia e à magistratura

spot_imgspot_img

Evento foi na sede da OAB/SC, na última quinta-feira (28)

            Os principais nomes da magistratura e da advocacia catarinense homenagearam na última quinta-feira (28), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), o legado de João José Ramos Schaefer, ex-presidente da casa por três mandatos e desembargador pelo quinto constitucional, além de também ter presidido o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Foi durante o lançamento do livro ‘O Direito Por Ideal’ (Carbo Editora), o relato de 64 anos de sua dedicação ao Direito, além de memórias de sua vida pessoal.

            “Schaefer é um exemplo de amizade, generosidade, sabedoria e espírito humanitário. Me inspirei muito em sua trajetória”, destacou Jorge Mussi, ministro e presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça. Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC, ressaltou a gratidão de todos os pares pelos seus ensinamentos. “Aos 90 anos, é amado e respeitado po todos nós”, afirmou em seu discurso. O amigo e desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça de SC, também não poupou elogios. “Ele é um exemplo de vocação. Mesmo após largar a magistratura, continou advogando, revelando sua paixão pela profissão”, disse o magistrado, que é autor da apresentação do livro.

            Entre tantos momentos emocionantes, a interpretação de sua esposa Berenice, cantora lírica que apresentou As Bachianas Brasileiras #5, de Villa-Lobos, arrancando lágrimas do marido, que também não segurou o choro durante seu pronunciamento. “É uma honra ter este carinho, principalmente aqui, que é a minha casa”, revelou, entre aplausos.

            Autor de ações inovadoras e inflexível na defesa das prerrogativas dos advogados e das liberdades democráticas, Schaefer relata muito da história de Santa Catarina em suas memórias. Parte da receita obtida com a venda será revertida ao Instituto Padre Vilson Groh e ao Hospital de Trombudo Central, no Vale do Itajaí.

Foto: Norton José

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img