15.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 16, 2021
cinesytem

Jornal [ô catarina] terá edição especial de fim de ano e sai dia 17

spot_img

Jornal [ô catarina] terá edição especial de fim de ano e sai dia 17

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) produziu uma edição especial para o número 80 do Suplemento Cultural de Santa Catarina [ô catarina]. O lançamento da publicação ocorrerá dia 17, às 19h30, no bar Kibelândia, na rua Victor Meirelles, 98, no Centro de Florianópolis. O jornal será distribuído gratuitamente e o objetivo do lançamento é reunir artistas e gestores culturais para um bate-papo informal. As informações são da Assessoria de Comunicação da FCC.

A edição especial do Suplemento aborda o teatro. Arte vulnerável ao esquecimento por sua característica presencial, apesar de possuirmos várias maneiras de captar a imagem, o ato teatral ocorre no momento do jogo. É na experiência do presente entre o público e os artistas que a teatralidade acontece. A publicação traz uma entrevista com o pesquisador, professor e editor Jacó Guinsburg, uma das vozes mais respeitadas do meio teatral brasileiro; artigos de Edélcio Mostaço, Vera Collaço e Uelinton Farias Alves; as atrizes Berna Sant’Anna, Margarida Baird e Zeula Soares são apresentadas pelas jovens artistas e pesquisadoras Monique Rosa, Ana Paula Beling e Marina Soares, respectivamente.

Sob a premissa do jogo, o conselho editorial selecionou alguns grupos e companhias que atuam em Santa Catarina e fez uma provocação a todos. A brincadeira é muito simples: um grupo escreveu um texto sobre outro grupo, o que nos permitirá, assim, observar como os profissionais de teatro se veem e como se relacionam com o trabalho do outro, com a estética do outro. Claro que toda seleção é um recorte. Como tal, nunca abarca o todo. Existem mais de 150 grupos de teatro em atividade no Estado. No entanto, alguns critérios para a seleção foram pensados, tais como repertório, atividade ininterrupta dos grupos selecionados e elaboração estética. Enfim, sabemos que outros recortes são possíveis; no entanto, tentamos ampliar ao máximo essa seleção.

Os grupos selecionados são: Menestrel Faze-Dô (Lages), Dionisos (Joinville), Carona (Blumenau), Cirquinho do Revirado (Criciúma), Trip Teatro (Rio do Sul), Téspis (Itajaí), Experimentus (Itajaí), Cia. Mútua (Itajaí), Erro Grupo (Florianópolis), Armação (Florianópolis), O Dromedário Loquaz (Florianópolis), Persona (Florianópolis), Pé de Vento (Florianópolis), Cia La Vaca (Florianópolis) e E(x)periência Subterrânea (Florianópolis). É preciso dizer que o grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!! foi convidado a fazer parte do jogo; no entanto, declinou do convite.

Ao final, temos uma seleção de espetáculos que marcaram e marcam a cena do atual teatro feito em Santa Catarina. Não podemos deixar de registrar o excelente trabalho da artista Sônia Beltrame, que cedeu sua arte à capa deste número. Após o lançamento, no dia 18 de dezembro, a edição 80 estará disponível para leitura e download no site do Suplemento Cultural.

 

spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img