20.8 C
fpolis
quinta-feira, maio 16, 2024
Cinesystem

Jornalista brasileiro lança em Florianópolis livro sobre dia-a-dia na China

spot_img

Jornalista brasileiro lança em Florianópolis livro sobre dia-a-dia na China

spot_imgspot_img

Um chinês made in Brasil

Amante na China, do jornalista gaúcho Richard Amante, leva o leitor a uma viagem divertida pelo outro lado do mundo. Em Florianópolis o lançamento será sexta, dia 19/08, nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, às 19h

Depois de brindar os brasileiros que seguiam seus passos no blog Amante na China, o jornalista Richard Amante compila em um livro as principais aventuras de um gaúcho desbravador de fronteiras que, não satisfeito em se acomodar, seguiu para a capital chinesa em busca de aprimoramento profissional e conheceu um mundo totalmente novo. Já nas primeiras páginas o livro Amante na China nos desafia à leitura: com apresentação do jornalista e cartunista Zé Dassilva, prefácio do jornalista esportivo e apresentador da Sportv Marcelo Barreto, quarta capa do editor de novas mídias da TV Globo Emanuel Castro e do jornalista Cesar Valente, e orelha do jornalista, consagrado professor e escritor Nilson Lage; todos atestando a graça da publicação e do autor, num convite irrecusável de folhear o livro e degustar cada página.

Em Florianópolis o lançamento do livro será na sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19h nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping (piso L2). O autor estará presente para um bate-papo descontraído sobre a experiência de viver na China.

Dividido em quatro capítulos, Amante na China aborda muito mais do que as curiosidades da China. As páginas trazem ao leitor o dia-a-dia de um estrangeiro ocidental que, sem saber falar uma única palavra em chinês, chegou em Pequim em agosto de 2007 e hoje, quatro anos depois, apaixonado pelo país, ainda não sabe quando volta ao Brasil. Os amigos de diversas nacionalidades, as diferenças culturais não só com os chineses mas com os “inimigos” de outros países, dividem as páginas com casos como ser abordado pela polícia e por prostitutas, receber dinheiro falso às 4h da manhã, ser recusado em hotéis apenas por ser estrangeiro e ter uma interessante aula de chinês trocando os livros didáticos por revistas masculinas. As histórias ainda abordam os problemas de comunicação, brigas com taxistas, ônibus lotados, trens mal-cuidados e carros ilegais, os problemas estomacais causados pela comida e até os incomuns banheiros que precisou freqüentar (muitas vezes resumidos a um simples buraco no chão). Com o mesmo olhar que consagrou seus relatos pela internet no blog homônimo ao livro, Amante descreve uma impressionante e desastrosa viagem pela Mongólia Interior e mostra a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Em Amante na China, Richard Amante consegue trazer o outro lado do mundo para o nosso lado, em histórias que podem ser lidas à cabeceira da cama, no sofá, num banco de praça, na rede da varanda. Crônicas leves da realidade daquele país que, apesar de ser berço de um bilhão de pessoas, quando se ouve falar, o que vêm à cabeça são apenas as diferenças que o brasileiro tem com a cultura oriental e milenar, sem considerar o quão extraordinária pode ser a convivência com aquele povo tão diferente e, ao mesmo tempo, tão interessante.

A primeira edição do livro é lançada pelo selo Vermelho Marinho da editora Usina das Letras, ao preço de R$ 39,00.

Sobre o autor – Richard Amante tem 34 anos, nasceu em Porto Alegre (RS), é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e trabalhou no Sportv (canal de esportes da Rede Globo) como produtor, repórter de programas especiais e coordenador de transmissões ao vivo. Na China, onde foi morar opção própria em 2007, trabalhou como freelancer para o Sportv e a TV Globo como produtor durante as Olimpíadas de e repórter durante as paraolimpíadas, e manteve um blog diário dentro do site Globoesporte.com (globoesporte.com/colunas/amanteempequim). Durante esse período, além de estudar chinês, manteve também o site Amante na China (amantenachina.com.br), um blog que virou referência entre os internautas. Por causa da maneira irreverente de mostrar as situações corriqueiras de um brasileiro na China, Richard Amante também concedeu entrevistas a emissoras de TV, websites e jornais do Brasil e da China. Atualmente, trabalha para o Governo Chinês em Pequim no departamento de Português da Rádio Internacional da China.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img