21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Justiça eleitoral catarinense disponibiliza telefone para sanar dúvidas dos eleitores

spot_img

Justiça eleitoral catarinense disponibiliza telefone para sanar dúvidas dos eleitores

spot_imgspot_img

O eleitor que estiver com dúvidas a respeito de onde deve votar, que documentos deve levar no dia da eleição, entre outras temas, pode utilizar o Disque Eleitor, serviço telefônico disponibilizado pela Justiça Eleitoral catarinense. O atendimento teve início no último dia 25 e se estenderá até 5 de outubro pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Antes de ligar para o número informado, veja se sua pergunta já foi respondida na página de Tira Dúvidas do Eleitor, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A intenção é priorizar o atendimento às pessoas que não possuem acesso à internet e não possuem outra maneira de se comunicar com a Justiça Eleitoral.

O serviço de atendimento por telefone funcionará entre 25 de setembro e cinco de outubro, data da eleição. O objetivo é criar um canal de comunicação direto com o eleitor para que as dúvidas sejam sanadas e o cidadão possa exercer seu direito ao voto de forma tranqüila.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, a expectativa é que a procura pelo serviço seja intensa. “Neste ano temos novas informações no processo eleitoral – como o uso da identificação biométrica -, o que pode gerar novas dúvidas entre os eleitores”, avaliou.

Em 2012, ano em que foram realizadas as eleições municipais, o serviço atendeu um total de 12.061 ligações. A maioria girava em torno de informações sobre o título de eleitor (número, segunda via, transferência, etc.), local de votação e justificativa do voto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img