20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Katana Portobello (C30) e Pangea Speedmax Racing (RGS) são campeões brasileiros em 2023

spot_img

Katana Portobello (C30) e Pangea Speedmax Racing (RGS) são campeões brasileiros em 2023

spot_imgspot_img

Títulos foram conquistados durante a Semana de Vela de Ilhabela. Panega Speedmax Racing (foto) levou o título na RGS Geral – Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Florianópolis, 29 de julho de 2023 – A flotilha de vela oceânica do ICSC – Veleiros da Ilha brilhou na sexta-feira (28). Os barcos Katana Portobello, C30, e o Pangea Speedmax Racing, RGS Geral, conquistaram os títulos brasileiros em suas respectivas classes durante o penúltimo dia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O Katana repete o título de 2017 e fatura o bicampeonato, enquanto o Pangea leva o título inédito. Completando a festa catarinense, o Plancton garantiu o primeiro lugar na RGS C e o Zeus Team foi vice-campeão na C30.

Com 46 embarcações na disputa, o Pangea Speedmax Racing, comandado por Jorge Carneiro, conquistou o título pela primeira vez na classe com o maior número de inscritos. Após quatro regatas disputadas, o veleiro do Iate Clube de Santa Catarina somou 8 pontos, com três vitórias e um quinto lugar. Com a mesma pontuação do Madrugada, do Veleiros do Sul, o título veio no desempate, por mais vitórias.

“Estamos muito felizes. Temos que agradecer muito o apoio do Veleiros da Ilha. O Clube tem estrela. Ter um barco formado por boa parte dos atletas que aprenderam a velejar no Clube é motivo de orgulho. Somos um time de amigos, que gostam muito de velejar. Ainda temos muita coisa para fazer, mas já fizemos muito também. Os resultados estão vindo e isso é fruto do nosso esforço. A Semana ainda não acabou, ainda temos regata e vamos focados para elas”, comentou Jorge Carneiro, comandante do Pangea, que também levou o título da RGS A.

Em quinto lugar na classificação geral, o Plancton está tendo uma semana irretocável em Ilhabela. Tanto que a tripulação comandada por Jonas Chorociejus celebrou o título brasileiro da classe RGS C. Em cinco regatas, a equipe somou três vitórias e dois segundos lugares.

Katana Portobello é bicampeão brasileiro da Classe C30 em Ilhabela

O Katana Portobello conquistou nesta sexta-feira (28) pela segunda vez o título brasileiro da Classe C30, repetindo a campanha de 2017 em Ilhabela. O barco do comandante Cesar Gomes Neto venceu quatro das seis regatas disputadas na primeira etapa, em fevereiro, no Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, e manteve a regularidade nas sete provas da segunda e decisiva etapa em Ilhabela, simultaneamente à 50ª Semana Internacional de Vela.

A tripulação catarinense concluiu o Campeonato Brasileiro com 24 pontos perdidos, seguida por Zeus Team, também do Veleiros da Ilha, com 30 pontos, e por Tonka, de Ilhabela, com 33. “Estou muito feliz com o título na classe oceânica mais disputada do Brasil. É uma honra levantar o título nacional pela segunda vez. Quero agradecer à tripulação e ao Bochecha (velejador olímpico André Fonseca) pelo apoio técnico mesmo competindo em outra classe. Se não fosse ele, eu acho que não teríamos vencido o campeonato”, disse o comandante do Katana Portobello, Cesar Gomes Neto.

O comandante do vice-campeão Zeus também comemorou a colocação. “Foi um bom resultado. Não corremos bem em Florianópolis, mas nos recuperamos com um bom desempenho em Ilhabela. Nossa esperança era fazermos boas regatas hoje (sexta), mas as condições de vento não permitiram que a prova fosse concluída, apesar do esforço da Comissão de Regatas”, analisou o comandante do Zeus Team, Inácio Vandresen, também presidente da Classe C30.

A Semana de Vela de Ilhabela termina neste sábado (29), com as disputas das últimas regatas.

*Com informações de Ary Pereira Jr e Gallas Press

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img