18.9 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Lançamento do curta Malabares ocorre dia 19

spot_img

Lançamento do curta Malabares ocorre dia 19

spot_imgspot_img

Depois de quase dois anos de produção envolvendo 40 profissionais, o curta-metragem Malabares – Os filhos dos outros -, da cineasta Mara Salla, terá sua estreia na capital catarinense. Rodado em municípios da Grande Florianópolis, o curta trata de forma poética do tema violência e do descaso com a infância. A história mostra um pequeno circo que chega a uma cidade de interior e depara-se com a realidade absurda daquele lugar; fantasias misturam-se ao cotidiano das famílias dessa comunidade e dos que trabalham no circo.

Segundo trabalho da cineasta realizado em 35mm, o curta-metragem foi o único projeto catarinense selecionado pelo Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Curta-Metragem dos Gêneros Ficção, Documentário ou Experimental – Edital n° 3 do Ministério da Cultura – MinC. O roteiro foi um dos 20 escolhidos entre projetos inscritos do país inteiro.

“Fazer cinema não é fácil, mas também não é difícil quando tantas empresas acreditam e apóiam nossas iniciativas. A verba que recebi por meio do edital do Ministério da Cultura (MinC) e os produtos e serviços de empresas daqui que me apoiaram no primeiro e neste segundo trabalho, fizeram com que nosso filme agora esteja pronto pra ir a mostras de cinema nacionais e no exterior, levando o nome de Santa Catarina e de empresas daqui que apóiam a cultura para todos os festivais de que participar.
A Unisul tem sido fundamental na parceria e na credibilidade que sempre deu aos meus trabalhos. Estamos com o terceiro projeto de filme aprovado pelo MinC, desta vez pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e em breve iniciaremos um novo trabalho”, diz Mara.

Na próxima sexta-feira, dia 19 de junho, o curta será exibido no Cinemark do Floripa Shopping. Na sessão, que acontecerá às 10h, na sala 4, será apresentado também o documentário Lendo Filmes, registro do projeto de aulas de cinema que a cineasta leciona para alunos do Ensino Fundamental, do Colégio Visão.

Projeto Lendo Filmes

Nascido em 2007, o projeto tem como objetivo, a partir da leitura de filmes, trabalhar conceitos cinematográficos e a prática do cinema na produção audiovisual para alunos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano. Agora, em 2009, o Lendo Filmes tem a Unisul como parceira, que oferece a sua estrutura para as aulas.

Mara Salla, colocou a primeira turma do curso em contato com o set de filmagens do Malabares – Os filhos dos outros. Além de conhecer os bastidores, os equipamentos de filmagem, as diferentes etapas para a realização de um filme, os alunos também puderam atuar como figurantes. No documentário é exibido cenas de bastidores, de aulas e debates entre estudantes e convidados, entrevistas com alunos, professores e autoridades ligadas à realização do projeto.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do curta-metragem Malabares – Os filhos dos outros – e do documentário do projeto Lendo Filmes, da cineasta Mara Salla.
Quando: 19 de junho de 2009, às 10h.
Onde: Cinemark (Floripa Shopping), sala 4. Rod. SC 401, 3116, Saco Grande, Florianópolis – SC.
Quanto: Gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img