22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Lançamento do Selo Social em Palhoça reforça o compromisso das empresas com Agenda 2030

spot_img

Lançamento do Selo Social em Palhoça reforça o compromisso das empresas com Agenda 2030

spot_imgspot_img

Empresa catarinense com mais de 30 anos no setor elétrico, Quantum Engenharia incentiva o programa que apoia práticas de sustentabilidade

Integrando a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, a Quantum Engenharia, que foca em iluminação pública e energia solar, incentiva mais uma ação de sustentabilidade: o Selo Social, programa lançado no dia 14 de abril em Palhoça.  

Esta ação está diretamente relacionada às iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance) que a Quantum Engenharia vem implementando em suas operações. E, que são aliadas na tomada de decisões social e ambientalmente responsáveis ​​e moralmente corretas, que vem crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios.  

“Há muitos anos atuamos na área social e ambiental da Palhoça, assim como nas demais cidades onde a empresa está presente, mas sem ter um projeto definido para isso. E o Selo Social nos proporcionou essa organização, ainda mais que o projeto também abraça, assim como nós, a comunidade e envolve todo o segmento empresarial”, pontua Raquel Diehl, Gestora de Qualidade da Quantum. 

Entre as ações já desenvolvidas pela Quantum estão a elaboração de estudos e execução de projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica. Nos últimos seis anos, a empresa executou mais de 100 sistemas, que produziram aproximadamente 14,5 GWh e foram responsáveis pela economia na emissão de cerca de 7 milhões de kg de CO2 até hoje. Ou seja, o equivalente ao plantio de 200 mil árvores ou evitar cerca de 51 milhões de km rodados de carro. 

No campo social, a Quantum participa e promove programas e campanhas voltados à comunidade, oferece vagas para menores aprendizes, faz doações e fornece patrocínios às entidades e ONGs da região, fomentando inclusive renda de famílias engajadas com reaproveitamento de resíduos através da doação destes materiais. Estes são alguns dos projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global, para os quais a Quantum já definiu um plano de trabalho para os próximos anos e desde já vem trabalhando a fim de atingir as metas definidas neste cenário internamente e na Agenda 2030 da ONU.

“Na Quantum, não atuamos pensando somente em atender as legislações pertinentes ao nosso negócio, mas focando no desenvolvimento sustentável, uso consciente dos recursos e segurança de nossos colaboradores e partes interessadas. Contribuímos, de alguma forma, sempre que identificamos um programa ou uma iniciativa no âmbito social e ambiental aderente às nossas premissas e princípios, dentro da comunidade em que atuamos”, afirma Raquel. 

Por dentro do Selo Social

O programa tem como objetivo qualificar as organizações visando desenvolver trabalhos ligados ao segmento social, ambiental e de governança através dos resultados por meio do monitoramento e reconhecimento destes trabalhos na comunidade local. A viabilização das ações ocorre por intermédio de empresas comprometidas com o desenvolvimento socioambiental e também focadas na construção de uma sociedade civil mais organizada.  

Setores públicos e privados do município são integrados como co-responsáveis para a contribuição no alcance das metas da Agenda 2030, criada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que adota uma nova política global para assuntos de responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e governança corporativa. O plano de ação reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas visando a erradicação da pobreza e a promoção de vida digna a todos, dentro das condições que o planeta oferece e sem comprometer as próximas gerações.   

Durante um ano, os participantes do projeto realizam uma série de encontros e ações para alcançar as metas definidas no início do processo. Caso os objetivos sejam alcançados até o fim do prazo, o município e as empresas recebem o Selo Social. Em Santa Catarina, o programa está presente em outras seis cidades: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema, Navegantes e Rio do Sul. O programa, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), já registrou mais de 7 mil impactos pelo Brasil. Veja abaixo quais são os ODS:  

  • erradicação da pobreza
  • fome zero e agricultura sustentável
  • saúde e bem-estar
  • educação de qualidade
  • igualdade de gênero
  • água potável e saneamento
  • energia acessível e limpa
  • trabalho decente e crescimento econômico
  • indústria, inovação e infraestrutura
  • redução das desigualdades
  • cidades e comunidades sustentáveis
  • consumo e produção responsáveis
  • ação contra a mudança global do clima
  • vida na água
  • vida terrestre
  • paz, justiça e instituições eficazes
  • parcerias e meios de implementação 

A Quantum Engenharia, baseada na sua Política de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e no seu compromisso com os ODS´s ligados ao seu segmento de atuação, durante todo este ano estará atuando como parceira e incentivadora do programa Selo Social na cidade de Palhoça/SC. Tudo isso com a certeza de estar investindo em um programa capaz de proporcionar melhorias e um crescimento mais sustentável para empresas e comunidade.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img