22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Lançamento do Instituto Padre Vilson Groh acontece na próxima terça-feira

spot_img

Lançamento do Instituto Padre Vilson Groh acontece na próxima terça-feira

spot_imgspot_img

Lançamento será nesta terça-feira (7) de manhã na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), às 8h30min. Instituto reunirá sete ONGS lideradas pelo sacerdote

A manha do próximo dia 7 de junho será um marco no trabalho social na Grande Florianópolis com a Cerimônia de Lançamento Oficial do Instituto Padre Vilson Groh no Auditório da ACIF. A reunião terá início com um coffee break às 08h30, com a abertura da cerimônia às 09h e o encerramento às 10h.

A instituição recebe o nome do sacerdote que se mudou para a periferia há mais de 30 anos e tem como lema o versículo 40 do capítulo 25 do livro de Mateus. “Todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes”. Pensando assim, padre Vilson desenvolveu um trabalho que contribuiu com a inclusão social de milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos da região. Fez isto liderando instituições filantrópicas.

O Instituto vai ser lançado para dar mais força a rede composta pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, o CEDEP (Centro de Educação e Evangelização Popular), a ACAM (Associação dos Amigos da Casa de Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó), o Centro Social Elisabeth Sarcam, além das unidades do Centro Social Marista Irmão Celso Conte, Monte Serrat e São José.

Todas estas organizações já trabalham em conjunto. O Instituto existe para facilitar este trabalho, criando sinergia entre as ações, reduzindo custos operacionais e fortalecendo a sustentabilidade de todas as instituições. Respeitando ainda suas autonomias para garantir as particularidades de seus trabalhos.

O Instituto também objetiva o fortalecimento da representação política e institucional de todas essas entidades, trabalhando as atividades de formação dos educadores e gestores, também dando a assessoria jurídica e contábil para as organizações, além de uma melhor captação de recursos para projetos coletivos da rede.

A REDE LIDERADA PELO PADRE VILSON GROH EM NÚMEROS

Centro Cultural Escrava Anastácia

Histórico: Criado em 1994 a partir do trabalho de um grupo de moradores da comunidade do Monte Serrat que tinha como foco a elevação da escolaridade, a qualificação profissional e social e a inserção no mercado de trabalho dos jovens e crianças da comunidade. O CCEA trabalha com a atuação educativa em rede, junto as comunidades empobrecidas da Grande Fpolis, Lages, Joinville e Itapema, tendo como compromisso o cuidado com a vida, a desconstrução de subalternidades e o pensar e agir a partir das margens.

Projetos desenvolvidos pelo CCEA: Casa de Acolhimento Darci Vitória de Brito, Aroeira Palhoça – Cursos Profissionalizantes, Frutos do Aroeira – Semi Liberdade, Procurando Caminho, PELC, IPES, Jovem Aprendiz, Rito de Passagem, CEAV, Agência Inserção, Execução Penas Alternativas, Apoio Desenv. Escolar, Grupo Rosário de Luz, Editora Popular, Rosa da África e Capoeira.

• Número de atendidos: 7.434 em 18 projetos

• Faixa etária: Seis anos a terceira idade

Centro De Educação E Evangelização Popular (Cedep)

Histórico: O CEDEP foi criado em 1987 no Monte Cristo para apoiar e fortalecer iniciativas dos movimentos populares que emergiram principalmente da leva migratória originada do campo. Atualmente o CEDEP tem por objetivo proporcionar, mediante práticas educativas diversificadas, condições para que crianças e adolescentes das classes populares atinjam um desenvolvimento mais pleno, contemplando tanto as necessidades e direitos inerentes à sua faixa etária quanto a sua capacitação para reconhecer e exercer seus direitos de cidadania.

Oficinas realizadas: Artes Literárias; Artes Plásticas; Dança; Música; Teatro; Informática; Educação Física; Capoeira.

• Número de atendidos: 300 crianças e adolescentes.

• Faixa etária: Cinco aos quinze anos.

• 1.200 atendimentos indiretos.

Associação De Amigos Da Casa Da Criança E Do Adolescente Do Mocotó (Acam)

Histórico: A ACAM nasce em 1994 no Morro do Mocotó com o propósito de sistematizar ações sociais até então desenvolvidas na comunidade sem uma perspectiva de projeto de intervenção. A ACAM tem por objetivo promover um espaço de defesa dos direitos e o exercício da cidadania, fomentando um ambiente educativo que possibilite o desenvolvimento individual, grupal e comunitário, de forma a construir valores de cooperação e solidariedade.

Oficinas realizadas: Dança, Educação Física, jogos e brincadeiras, Artes Cênicas, Educação Artística, Informática (com acesso à internet), Música e língua inglesa.

• Número de atendidos: 200 crianças e adolescentes

• Faixa etária: Cinco aos quinze anos e meio de idade.

Centro Social Marista Monte Serrat

Histórico: Nasceu com o Projeto Travessia, durante o ano de 1999 no Monte Serrat, buscando uma ocupação para as crianças e adolescentes da comunidade. Atualmente trabalha por meio da educação popular/social, possibilitar espaço e construir ações que desenvolvam a criatividade, criticidade, a afetividade, a sensibilidade e a autonomia dos envolvidos no processo educativo, considerando a reflexão permanente sobre a missão marista no contexto da realidade da comunidade, objetivando tornar-se uma referência local que gera vida, cria possibilidades de inserção social e vivência cotidiana da cidadania.

Oficinas realizadas: Meio-Ambiente, Arte Como Expressão de Vida, Informática Educativa, Edu Comunicação I e II, Dança, Teatro, Jogos Cooperativos, Projeto Cerâmica (Grupo Rosa D’África), Informática e Cidadania, Sexualidade e Educação, Sabão Ambiental, Preparando Para o Rito de Passagem, Acompanhamento sócio assistencial.

• Número de atendidos: 180 crianças e adolescentes.

• Faixa etária: 06 a 15 anos.

• Atendimento Sócio familiar e de Socioeconomia Solidária: 32 famílias.

• Acompanhamento sócio assistencial e de articulação família: 130 famílias dos educandos.

Centro Social Marista Ir. Celso Conte

Localização: Alto da Caieira do Saco dos Limões Tipo: Socioeducativo

Histórico: 2008, ano de fundação e como nasce/citar Elizabeth Zarkamp

Oficinas realizadas: Meio Ambiente, Arte Cênicas, Informática Educativa, Edu Comunicação, Dança, Artes Plásticas e Jogos Cooperativos – Projetos de Artesanato (Arteiras do Alto Caieira), Sabão Ambiental, Navegando na Cidadania, Sexualidade e Educação, Preparando para o Rito de Passagem, Acompanhamento Sócio assistencial.

• Número de atendidos: 200 crianças e adolescentes

• Faixa etária: Seis a quinze anos

• Atendimento Socio familiar e de Socioeconomia Solidária: 22 famílias

• Acompanhamento sócio assistencial e de articulação família: 110 famílias dos educandos

Centro Social Marista São José

Histórico: Localizado no bairro Serraria em São José tem por meta promover uma educação fundamentada nos princípios da Missão Educativa Marista e pautada na visão socioeducativa, valorizando assim, a pessoa na sua totalidade, oportunizando a emancipação dos sujeitos no sentido individual e coletivo.

Projetos/ Oficinas realizadas: Aulas-passeio, Ressignificando o Ensino Fundamental, Minha história, Ressiginificando a aprendizagem, Informática Educativa, Cuidando do ambiente, Convivendo no Recreio, Conselho de Classe Participativo e Rádio Coração Marista – Projeto Mulheres Artesãs, Projeto de Atenção a Família, Projeto Investir Vale à Pena e Projeto Cidadania.

• Número de atendidos: 801 educandos de 1º ano à 8ª série, 665 famílias.

• Faixa etária: 06 a 17 anos.

• Serviço de Orientação Sócio familiar e Socioeconomia Solidária: 81 atendimentos.

Centro Social Irmã Elizabeth Zarcamp

Histórico: Empoderar sujeitos individuais e coletivos das comunidades de periferia e promover sua inserção social e profissional são os objetivos do Centro Social Irmã Elizabeth Zarcamp, localizado do Alto da Caiera do Saco dos Limões.

Projetos/ Oficinas realizadas: Oficina de Artesanato, Grupo de Mulheres, Grupo Jovem, Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma.

• Número de atendidos: 35.

• Faixa etária: Seis anos à terceira idade.


SERVIÇO

Quem e o que: Cerimônia de Lançamento Oficial do Instituto Padre Vilson Groh.

Quando: Terça-feira, 07 de junho, às 08h30.

Onde: Auditório da ACIF, na Rua Emílio Blum, Nº 121, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img