17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Lavação extra nas áreas centrais de Florianópolis

spot_img

Lavação extra nas áreas centrais de Florianópolis

spot_imgspot_img

Nesta quarta (23), equipes vão reforçar a limpeza na Deodoro, Victor Meirelles e Barão do Batovi

A Comcap realiza nesta quarta-feira (23) a lavação de três áreas do Centro da cidade. Na Deodoro, imediações do Supermercado Xandi, na Victor Meirelles, e na Barão do Batovi, nas proximidades da Praça Bulcão Viana.

De acordo com o gerente da Divisão Operacional Centro, Ivanildo Francisco Reis, a operação de limpeza e desinfecção passa a ser feita todas as quartas e sextas, para melhorar a paisagem da área urbana central.

O Departamento de Limpeza Pública também tem intensificado o trabalho das equipes noturnas, de forma a interferir o mínimo possível na rotina e fluxo de pedestres e mercadorias e, ao mesmo tempo, garantir que o Centro amanheça limpo.
Centro , desafio à limpeza e à coleta

Em março de 2009, foram transferidos os catadores de materiais recicláveis de local inadequado no Aterro da Baía Sul para o Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi. A mudança exigiu da Comcap a implantação do serviço de coleta seletiva diária na área central. Essa modalidade de coleta em menos de um ano foi estendida a mais de 70 ruas do triângulo central, conforme demonstra documento em anexo com detalhes da nova logística.

O resultado dessa operação da Comcap é nitidamente positivo se levado em conta que somente no mês de maio de 2010 foram recolhidas no Centro da cidade 189 toneladas de materiais recicláveis secos, das quais 67,5 toneladas são de papel e papelão. Como referência, até 2008, essa era a quantidade de materiais recicláveis recolhidos em toda a cidade de Florianópolis.

A coleta seletiva, de modo geral, triplicou na Capital desde o ano passado. Produção que assegura _ além de expressiva renda social para as associações de catadores _ a redução dos custos públicos com transporte e destinação do lixo e dos impactos ambientais (com economia da retirada de matéria-prima da natureza, de energia e consumo d’água na indústria e o aumento da vida útil do aterro sanitário).
Operações noturnas

No Centro, além destes ganhos com a coleta seletiva, a Comcap tradicionalmente executa a coleta convencional (do lixo misturado) de domingo à sexta, a partir das 20h, e sábado à tarde na área de calçadões, de modo a provocar o menor impacto possível no trânsito.

O grande esforço da Comcap para que o Centro seja um local de referência em termos de limpeza pública, explica a gerente do Departamento Técnico da Comcap, Flávia Guimarães Orofiono, é complementado por uma coleta especial de entulho (madeiras, móveis e restos provenientes de pequenas reformas) feita por uma caçamba que opera de segunda a sexta, a partir da meia-noite. E pela varrição, com no mínimo três repasses diários, e a varrição noturna, feita após a coleta de lixo, numa espécie de pente-fino para que a cidade amanheça limpa.
Alta densidade populacional

Este sistema operacional é garantido por uma supervisão constante, para reduzir o tempo de exposição dos resíduos em via pública. Entretanto, como a região é de altíssima densidade, com ocupação residencial e principalmente comercial, determinando grande circulação de pessoas e mercadorias, nem sempre os resultados são satisfatórios, aponta a engenheira sanitarista.

De modo que, além de manter a atualização constante nos seus processos e planejamento, a Comcap tem investido largamente na tentativa de estabelecer ou renovar parcerias com organizações civis como CDL e FloripAmanhã. De forma a dar consequência à legislação municipal.
Resistência às normas

Hoje,infelizmente, aponta a gerente, o Centro da cidade, ainda é a região onde o contribuinte mais reluta em obedecer às normas. O Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da Comcap estima, por exemplo, que apenas 10% dos estabelecimentos comerciais do Centro atendem às exigências da Lei 113/2003, que trata do uso de contentores para apresentação dos resíduos à coleta.

Outras dificuldades no Centro dizem respeito à disposição do lixo fora de horário e mal acondicionado (até a granel) e ao bloqueio do acesso do caminhão coletor, por veículos estacionados em local proibido.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img