27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Legado da Comissão Nacional da Verdade será tema de palestra na UFSC

spot_img

Legado da Comissão Nacional da Verdade será tema de palestra na UFSC

spot_imgspot_img

A Comissão da Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá iniciar seus trabalhos públicos nesta quarta-feira, 1º de abril, às 9h, com a palestra “O legado da Comissão Nacional da Verdade à sociedade brasileira”, ministrada pela advogada e professora universitária Rosa Maria Cardoso da Cunha, no auditório da Reitoria. Rosa Maria foi a quarta coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entre maio e agosto de 2013, a qual tem integrado desde sua instalação em maio de 2012.As informações são da Agecom. 

Segundo a professora e membro da Comissão da Memória e Verdade da UFSC, Ana Lice Brancher, a atividade “é importante na conjuntura atual, em que ainda há pessoas querendo a volta dos militares ao poder. Uma parte da sociedade não sabe o que foi a ditadura e será possível esclarecer o que significa viver num regime ditatorial, com a perda de direitos e perseguições”.

Participam do evento, a reitora da UFSC, Roselane Neckel; a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider; o Coletivo Catarinense pela Memória, Verdade e Justiça; o procurador regional dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Maurício Pessutto; e o assessor de Relações Institucionais da OAB-SC e coordenador da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV), Anselmo Machado.

A Comissão da UFSC, formada por dez membros da comunidade universitária, trabalhará durante um ano para apurar e identificar atos arbitrários, violentos e de cerceamento das liberdades individuais e dos direitos humanos que atingiram a comunidade da UFSC durante a ditadura militar do Brasil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img