17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Limpeza nas areias das praias é fundamental para preservação ambiental

spot_img

Limpeza nas areias das praias é fundamental para preservação ambiental

spot_imgspot_img

Empresas realizam mutirão de limpeza em praias de Florianópolis; mais de 200 kg foram recolhidos em duas ações

De acordo com estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, a contaminação dos oceanos é responsável pela morte de cerca de 100 mil animais todos os anos. O principal vilão é o plástico, muitas vezes deixado nas areias das praias e levado para alto mar pelas ondas. Os descartes nas areias além de impactar na vida marinha e interferir na balneabilidade da água, tornando-a imprópria para banho, também pode causar transtorno aos banhistas que frequentam as areias.

Para minimizar esses impactos e contribuir com a limpeza de praias de Florianópolis, a GND Incorporadora  iniciou um projeto em parceria com a empresa Eco Local Brasil, que consiste em realizar ações mensais de limpeza de praia pela ilha. “Queremos contribuir com a preservação da natureza e auxiliar na limpeza das praias. Temos um grande time que se reúne para realizar o trabalho e, o mais importante, conscientizar outras pessoas sobre a importância de levar para casa o lixo produzido, não deixando jogado na areia. Se cada um fizer a sua parte todos teremos uma praia mais limpa”, destaca Eduardo DeBoni, CEO da GND.

O primeiro Mutirão de Limpeza foi realizado no dia 21 de agosto na Praia Mole. Em cerca de 2 horas, durante uma manhã de sábado, foram coletados aproximadamente 180 kg de lixo da praia. O material recolhido foi levado ao ponto de separação pela Eco Local, separado e destinado adequadamente para ser reaproveitado na confecção de novos produtos. Neste caso, o lixo recolhido foi transformado pela Eco Local em troféus, que foram doados para a Associação de Surf da Praia Mole, e em lixeiras, que serão disponibilizadas para escolas da comunidade local.

Já na quarta-feira, 22 de setembro, foi a vez da Barra da Lagoa receber uma ação de limpeza, com a presença de uma turma mais que especial: crianças do 4º ano da Escola Dinâmica Leste. Em parceria com a Eco Local Brasil e o projeto Remar Limpar e Ensinar, foram realizadas dinâmicas e atividades com foco na consciência ambiental. Após uma introdução em torno do tema lixo na praia e como esse lixo pode ser reaproveitado, as crianças colocaram a mão na massa para limpar a praia. 

No Projeto Tamar as crianças ouviram sobre o impacto dos lixos nas praias na vida marinha. E no gramado foi colocada uma lona e despejado todo o resíduo coletado para que as crianças vissem de perto o que foi tirado das areias. Foi o momento de conversar, analisar os resíduos coletados e falar sobre cada material e a possível destinação. “Nessa ação, o foco foi além da quantidade de lixo da praia. Nosso objetivo foi criar este canal de interação com as crianças. Afinal, acreditamos que passar essa consciência ambiental para as novas gerações é item fundamental para um mundo mais sustentável”, destaca DeBoni.

A próxima ação será realizada no dia 24 de outubro, em local ainda a ser confirmado.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img