17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Live exibe processo com o dispositivo DMV e videodanças LuxoLixo e Drag City

spot_img

Live exibe processo com o dispositivo DMV e videodanças LuxoLixo e Drag City

spot_imgspot_img

Transmissão on-line apresenta o processo investigativo com a ferramenta  DMV – direção múltipla virtual -, desenvolvido pela bailarina Daniela Alves, e os trabalhos das artistas Isabella Serricella e Katy Uabba, contempladas com bolsas de pesquisa pelo projeto DMV – continuidade, para desenvolvimento das performances audiovisuais.

Mostra ocorre no dia 24 de outubro, às 19h, no YouTube

O percurso do lixo como rastro do tempo, do consumo que desemboca em descarte residual permeou o processo de pesquisa em dança da artista Isabella Serricella. Já Katy Uabba, drag queen figurada pelo ator e performer Alessandro Melo, mergulhou na sua jornada em eventos, shows, peças teatrais e viu uma possibilidade de ampliar sua presença no meio virtual. Em comum ambas foram contempladas, para auxiliar na produção dos audiovisuais, com bolsa de estudos pelo projeto DMV – continuidade, proposto pela artista da Dança Daniela Alves. 

O projeto, além de dar seguimento à pesquisa da bailarina a partir do dispositivo DMV, realizou também a imersão em Dança “Corpo Infinito: conexões entre vogue, sapateado e dança contemporânea”. O programa ofereceu bolsas de pesquisa para duas artistas que tiveram acompanhamento dos seus processos criativos, além da oficina “Corpo Infinito: treinamento físico-expressivo”. Essa é a quinta e última ação do projeto. 


A criação a partir do dispositivo  DMV se dá por uma pesquisa interativa e colaborativa em meio digital para a construção de novas corporeidades e dramaturgias em Dança, realizada pela bailarina Daniela Alves desde 2013. O método será exibido dia 24 de outubro, às 19h, no YouTube. Na programação da mostra também terá o lançamento dos vídeos LuxoLixo, elaborado a partir da pesquisa da artista Isabella Serricella, e Drag City, produzido com a investigação da artista Katy Uabba. 

A noite encerra com bate-papo envolvendo os processos criativos e a participação de Lucas Santana e Willian Mario, artistas convidados para a realização das quatros ações do projeto: pesquisa de Daniela Alves; imersão em Dança; seleção e acompanhamento da pesquisa das artistas contempladas com bolsa; e mostra de processo.

LixoLuxo e Drag City

LixoLuxo, de autoria de Isabella Serricella, propõe uma reflexão sobre o lixo e questiona a responsabilidade dos seres humanos como produtores de resíduos. A artista parte de questões como: Como e por que seres humanos geram tanto lixo? Para onde ele vai e em que momento ele desaparece do planeta? Qual é a nossa responsabilidade com relação ao destino do nosso descarte doméstico? Existe interesse de investimento governamental para que essa realidade se modifique? Existe “jogar fora”? E aponta para o assustador montante de 2,2 bilhões de toneladas geradas até 2025, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Drag City, trabalho com assinatura de Alessandro Melo, mergulha na trajetória artística da Drag Queen Katy Uabba e amplia sua performance por meio do projeto “ K.U – Especial de Verão”. É uma janela que se abre para retratar a drag na cidade,  a utilização dos espaços urbanos e a relação e interação do corpo com o tecido urbano, com foco especial no corpo LBTQ.

“Ao participar da imersão tive interesse imediato pela bolsa de pesquisa em dança e produção de vídeo, pois quero ampliar o leque da minha pesquisa como drag queen. Exploro movimentos do Vogue, do sapateado e do contemporâneo para desenvolver uma partitura corporal mais consciente de movimentos, transicionando de um estilo para o outro, e passando por experiências que o meu corpo já tem pelo trabalho que venho desenvolvendo com a atuação nos últimos sete anos”, conta Alessandro Melo. 

O projeto DMV – direção múltipla virtual – é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019. E conta com o apoio da Garagem da Dança, Cenarium Escola de Dança. 

SERVIÇO

O que: Mostra de Processo + Videodanças + bate-papo

Quando: 24 de outubro

Horário: 19h

Local: https://www.youtube.com/danielaalvesdance

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img