16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Livro ‘Florianópolis 180 graus’ será lançado nesta sexta-feira no CIC

spot_img

Livro ‘Florianópolis 180 graus’ será lançado nesta sexta-feira no CIC

spot_imgspot_img

O fotógrafo Danísio Silva especializou-se em registrar aspectos peculiares da Ilha de Santa Catarina, mostrando pessoas e paisagens sob ângulos incomuns. Nesta sexta-feira, 21, ele lançará o livro “Florianópolis 180 Graus”, que traz imagens distorcidas da cidade feitas com lente 10mm, com textos assinados pelo jornalista Paulo Clóvis Schmitz. O lançamento será às 19h30, no hall do CIC (Centro Integrado de Cultura).As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal e do jornalista Paulo Clóvis Schmitz.

Nesta edição, que tem apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis, Danísio Silva utiliza um recurso fotográfico capaz de transformar objetos e paisagens comuns em belas imagens, como é o exemplo de uma árvore que ganha formas arredondadas, tendo como moldura a linha do horizonte.

A presença do sol e a recorrência de figuras humanas também são, segundo Danísio, aspectos que conferem vida e escala às fotografias, como no caso do homem que observa a imensidão do oceano de cima de um costão no Leste da Ilha.

Em todas as imagens, o fotógrafo procurou quebrar a relação de linearidade e abrir espaço para a poesia, mesmo quando, por opção, fez fotos no formato convencional, com lente comum, sem o recurso dos 180 graus. “É um revezamento que procura evitar o cansaço de quem folheia o livro” observa.

A publicação traz ainda detalhes da arquitetura tradicional, pescadores, pessoas anônimas de diferentes partes da Ilha, e a natureza deslumbrante da Lagoinha do Leste, praias de mar aberto, imagens da Lagoa da Conceição feitas de parapente, e cenas urbanas que fogem à percepção dos observadores menos atentos.

Como ocorre com outras obras financiadas com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro será distribuído gratuitamente a escolas, bibliotecas, instituições culturais de Florianópolis e também ao público que prestigiar o evento de lançamento no Centro Integrado de Cultura.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img