24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Livro sobre a verdadeira história do Brasil será lançado em Santa Catarina

spot_img

Livro sobre a verdadeira história do Brasil será lançado em Santa Catarina

spot_imgspot_img

O escritor e jornalista Laurentino Gomes estará nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Estado para conversar com o público e lançar sua obra 1808 – Como uma Rainha Louca, um Príncipe Medroso e uma Corte Corrupta Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil em três lojas da Rede Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba.

Resultado de uma investigação de dez anos, a obra apresenta em tom jornalístico e linguagem acessível as razões e as conseqüências da fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1807 e 1808.

A primeira edição de 20 mil exemplares esgotou rapidamente. Outra edição de mesmo número chegou às livrarias do país agora em outubro.

Enredo

A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu em um dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. “O propósito deste livro é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás”, afirma o autor.

A obra é dividida em 29 capítulos, além de seções de notas e bibliografia. Dois cadernos-cor reproduzem 36 ilustrações de cronistas e pintores renovados da época, como Goya, Debret, Rugendas, Henderson e Chamberlain. Inclui ainda um mapa da viagem de D. João e uma “linha do tempo” mostrando os principais acontecimentos no país e no mundo entre a Revolução Francesa e a independência brasileira.

Nos livros, filmes e outras obras que inspiraram D. João VI, Carlota Joaquina e outros protagonistas desta história costumam ser retratados de forma caricata. Mas a obra de Laurentino Gomes mostra que os personagens do Brasil de 1808 eram, de fato caricatos, mas sua importância história não se resume a isso. “Coube a eles transformarem o país, de uma colônia atrasada e ignorante num país independente”, complementa.

Outro objetivo do livro, segundo Gomes, é tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores interessados nos acontecimentos do passado, mas que não estão dispostos a decifrar a linguagem rebuscada dos livros acadêmicos.

A obra também mostra que, ao mesmo tempo em que a chegada da Corte Portuguesa trouxe novidades importantes para o Brasil, como a abertura dos portos e a criação do Banco do Brasil, também ajudou a consolidar alguns dos problemas que julgamos tão atuais, como corrupção, clientelismo, ineficiência na administração pública e desigualdade social.

Segundo o autor, se D. João e a família real não tivesse fugido de Portugal para o Rio de Janeiro, o Brasil não existiria como é hoje. “Provavelmente teria se pulverizado em pequenas repúblicas como aconteceu com a américa espanhola”, explica Gomes. “Em lugar de uma nação de dimensões continentais, seríamos hoje uma constelação de países irrelevantes na América do Sul, cuja liderança caberia à Argentina. D. João, portanto, criou o Brasil independente e gigante que temos hoje, com todas as suas virtudes e defeitos”, finaliza.

Perfil

Laurentino Gomes é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em administração pela Universidade de São Paulo e cursos nas universidades de Cambridge, na Inglaterra, e Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Tem 30 anos de experiência como repórter e editor de alguns dos principais jornais e revistas brasileiros. Trabalhou oito anos no jornal O Estado de S. Paulo e 15 anos na revista Veja. Atualmente dirige uma unidade da Editora Abril responsável pela publicação de 23 títulos, incluindo as revistas Bravo!, Casa Claudia, Quatro Rodas, Playboy, National Geographic e Viagem e Turismo.

Sobre os eventos

No dia 25 de novembro, terça-feira, a obra 1808 – Como uma Rainha Louca, um Príncipe Medroso e uma Corte Corrupta Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil (Ed. Planeta, 415 pág., R$ 33,90) será lançada na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis a partir das 19h30. Já no dia 26 o livro será lançado na Livrarias Catarinense no Shopping Neumarkt em Blumenau, também a partir das 19h30 e no dia 27, quarta-feira, a obra terá lançamento na Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville, também a partir às 19h30. Em todos os eventos será realizado bate-papo e sessão de autógrafos com o autor.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img