Brincadeiras de roda, pião, pandorga ou bola de gude encantam as crianças em qualquer época ou lugar. Representações dos jogos de infância estão presentes nas pinturas de Pieter Bruegel (1525-1569) e nos registros de Franklin Cascaes (1908-1983), feitos quatro séculos depois. Parte desse imaginário é tema do livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da pesquisadora Telma Piancentini, que será lançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações, nesta quarta-feira (14/04), às 19h, na Casa da Memória.
Na quinta-feira (15/04), das 14h às 17h, na Rua Padre Miguelinho, imediações da Catedral Metropolitana, a autora participa de sessão de autógrafos na “Calçada da Criança”, um espaço lúdico que vai relembrar antigos jogos infantis retratados no livro. As atividades integram a Semana do Livro Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).
O livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina” é o nono título do selo editorial FFC Publicações, criado em 2008. A obra integra a “Coleção Cascaes”, que inclui os livros “13 Cascaes”, organizado por Flávio José Cardozo e Salim Miguel; “Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes”, de Péricles Prade; e “Crônicas de Cascaes”, uma antologia dos artigos do etnógrafo publicados na imprensa local de 1956 a 1959.
Legado cultural
O livro de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC.
Para a escritora catarinense a origem das brincadeiras locais está ligada à vasta tradição que inclui Ocidente e Oriente. A pesquisadora estabelece relações entre os temas das obras de Cascaes e os jogos lúdicos retratados por artistas como Bruegel, Luca Cranach e Portinari. Segundo ela, algumas brincadeiras da Ilha registradas nas esculturas feitas pelo folclorista catarinense serviam como iniciação ao trabalho: meninos brincando de fabricar farinha de mandioca ou no engenho de açúcar, e meninas rendeiras preparando enxoval.
Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças das brincadeiras da infância.
Para Telma Piacentini, que também se dedica como artista à pintura, ao desenho e à gravura, “as brincadeiras infantis de Franklin Cascaes são como as manhãs de maio da Ilha: iluminadas”. Com Cavalinho de bambu, roda de aro, ciranda de roda e batizado de boneca, entre outras, elas fazem parte do “itinerário da magia”, define a autora.
Telma Anita Piacentini nasceu em Nova Veneza, SC, em 1947. Possui doutorados em Educação (USP) e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália) e, no mesmo campo de pesquisa, foi uma das criadoras do Museu do Brinquedo da UFSC, onde é professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSC).
Serviço:
O Quê: Lançamento – Livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”
Autora: Telma Piacentini
(Fundação Franklin Cascaes Publicações, 96 páginas, R$ 15)
Quando: quarta-feira (14/04) – 19h
Onde: Casa da Memória
Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
_______________________________________________________________
O Quê: Calçada da Criança
Quando: quinta-feira (15/04) – 14h às 17h
Onde: Rua Padre Miguelinho / imediações da Catedral Metropolitana – Centro
Atrações: Intervenção poética e musical (Sol Rocha e Jackson Cardoso)
“Doses Homeopáticas de Poesia com Recheios Sonoros”
Ciranda de roda, contação de histórias, confecção de brinquedos
com material reciclável (pião, corrupio e gira-gira)
Arte-educação com Patrícia Guerreiro e Patrícia Calabaid
Projeto Brinca Comunidade (Fundação Municipal de Esportes)
Quanto: gratuito