20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Luiz Henrique entrega ordem de serviço para esgoto sanitário no Norte da Ilha

spot_img

Luiz Henrique entrega ordem de serviço para esgoto sanitário no Norte da Ilha

spot_imgspot_img

Florianópolis (19/5/2009) – O governador Luiz Henrique e o vice-governador Leonel Pavan fizeram a entrega na manhã desta terça-feira (19) da ordem de serviço para o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no Norte da Ilha, beneficiando os bairros da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas. O investimento é de R$ 23,7 milhões com recursos do BNDES através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A previsão é de que as obras iniciem na quarta-feira (20) e o prazo de conclusão vai até o final do ano que vem.

O governador estima que até o final do próximo ano pelo menos 70% da população de Florianópolis seja atendida pelo serviço de coleta e tratamento de esgotos. De acordo com o presidente da Companhia de Águas e Saneamento do Estado, Casan, Walmor de Luca, a empresa está com cerca de R$ 100 milhões em obras de implantação de esgotamento sanitário na Capital, com obras nos bairros do Campeche, Ingleses, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, além do Maciço do Morro da Cruz e Tapera.

O tom dos discursos durante a solenidade foi no sentido dos benefícios que as obras trarão para o desenvolvimento do turismo e geração de emprego e renda para a população da Capital. “Estamos investindo na qualidade de vida, dando condições para que as pessoas vivam bem, com saúde e bem-estar”, resumiu o vice-governador Pavan.

Na obra liberada no Norte da Ilha pelo governador, a empresa vencedora da licitação é a Itajuí Engenharia e Obras e o investimento prevê obras civis, materiais hidráulicos e equipamentos. Serão beneficados 24,6 mil habitantes através de uma rede coletora com 33 quilômetros e mais 3 quilômetros de emissários terrestres. O sistema vai dispor de cinco estações elevatórias com capacidade de processamento de até 80 litros de esgoto por segundo e que atenderá cerca de 3 mil ligações prediais.

O presidente da associação de moradores de Ponta das Canas, Alfeu dos Santos, destacou que a obra é a mais importante dos últimos 20 anos na região. Dentro do cronograma destas obras, a estação de tratamento de Canasvieiras será ampliada a fim de receber a coleta de esgoto do novo projeto e da futura rede coletora de esgotos da praia da Lagoinha,aumentando sua capacidade de vazão de 70 para 175 litros de esgoto por segundo. A solenidade contou também com a presença do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, do secretário regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina, além dos vereadores Gean Loureiro, Márcio de Souza, Asael Pereira, João da Bega, Edinon da Rosa e Celso Sandrini.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img