24.9 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

Maior feira de educação do Sul do Brasil começa dia 31 de agosto em Florianópolis

Maior feira de educação do Sul do Brasil começa dia 31 de agosto em Florianópolis

spot_img

A segunda edição da Expo Estudar ocorre entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no Centrosul, em Florianópolis. A maior feira de educação do Sul do país reunirá diversas instituições de ensino: serão cerca de 50 expositores de todo o Brasil, entre editoras, universidades, escolas particulares, entidades, cursos profissionalizantes e de intercâmbio. Juntos, eles apresentarão suas estruturas, cursos, diretrizes pedagógicas e plataformas de ensino a quem já estuda, quer retomar os estudos, precisa de estágio ou pretende ter uma nova experiência estudando ou trabalhando fora do Brasil.

A feira será um programa gratuito, em que cada um poderá encontrar e conhecer alternativas de estudo adequadas às suas necessidade. Como explica Jessé Torres, diretor da Capacitar, empresa organizadora do evento, a Expo Estudar será “diversificada e multifacetada, representando todos os segmentos educacionais: desde as séries iniciais até pós-graduação e doutorado, passando por intercâmbios, qualificação técnica, cursos de idiomas, profissionalizantes, preparatórios, para a terceira idade, entre outros”.

Uma das participantes, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca/USP), trará uma novidade totalmente gratuita. Irá oferecer oficinas de mídias na escola. A ideia é incentivar professores e alunos a criarem blogs, jornais e canais de rádio e  TV voltados à comunidade escolar.

Unisociesc, Univali, Colégio Catarinense, Unicesumar, Udesc, Sebrae, Cebrac, Box Car, SESI/SENAI, FIESC, Cirandarte, Sistema Etapa, Dittrich Solutions, Livrarias Paulina, Paulus, Livros & Livros, Fantep, Unisociesc, CI Universidades, Supera, Uninter e Universidade Positivo, Ampesc, Editora Segmento, Robomind, Uktech UpTime,, entre outros, também irão apresentar seus cursos e produtos. A maior parte desses expositores  promoverá ações como sorteio de bolsas, distribuição de brindes, descontos em livros e outras iniciativas que darão uma dinâmica toda especial aos três dias de feira. Durante o evento acontecerão palestras-relâmpago, aulões gratuitos preparatórios para o ENEM e para o Vestibular, além de apresentações artísticas e culturais. Estão previstos ainda espaços literário, de oportunidades de estágio e de consultas vocacionais.

Para o organizador, o propósito da Expo Estudar é servir como um ambiente rico em informações interessantes e úteis para a vida das pessoas. A programação é voltada a todas as faixas etárias e busca ampliar os conhecimentos de todos sobre a educação, ajudando inclusive os pais na orientação da vida estudantil de seus filhos.

Educasul: Congresso debate formas de reduzir evasão escolar no Ensino Médio

Além da feira, o 12o. Congresso Educasul, que acontece em paralelo à Expo Estudar, vai reunir em dois dias (31.08 e 01.09) uma ampla programação voltada a pesquisadores, professores, educadores e profissionais, com foco em buscar respostas para a evasão escolar. O alto índice de jovens fora da escola, o desinteresse pelo conteúdo ensinado, a baixa qualidade do ensino, a falta de infraestrutura nas escolas e o déficit de professores motivaram o debate sobre o Ensino Médio.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícílios (Pnad) realizada pelo IBGE em 2011, 1,7 milhão de jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola. Um outro dado revela que dentre os 58% dessa faixa etária, que frequentam o ensino médio, 75% estão abaixo do nível de proficiência esperado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade do aprendizado, está estagnado desde 2011.

O primeiro a falar no Congresso sobre estes números nada animadores, será o educador Mozart Neves Ramos. O professor – referência nacional em educação – abrirá os trabalhos do Educasul, no dia 31.08, com a palestra “A Crise no Ensino Médio no Brasil”. Neves é diretor do Instituto Ayrton Senna e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente escreveu um artigo na revista Isto É falando sobre a revolução silenciosa do ensino em Santa Catarina.

Outros nomes respeitados no cenário da educação nacional, como Natacha Costa, da Cidade Escola Aprendiz; Helena Singer, do Centro de Referências em Educação Integral, entre outros, também estarão discutindo as perspectivas e desafios do Ensino Médio no Brasil. As inscrições para participar do Educasul são pagas.

Oportunidades para estudar no exterior

Embalada pelo levantamento feito pela Brazilian Educational & Language Travel Association, que revela que 30,5% dos brasileiros querem trabalhar e fazer um curso de inglês no exterior e que 20,1% quer apenas estudar um idioma, esta edição também contará com empresas que oferecem cursos e programas internacionais, como a Swiss Education Group, a Travelmate e a CI Universidades.

Inovação com elementos tradicionais

Embora a tecnologia e a virtualização estejam facilitando e inovando todas as áreas da educação, há soluções mais tradicionais que se transformam em ferramentas revolucionárias de ensino quando bem utilizadas. É o caso da maquete “Cadeia de Suprimentos”, idealizada, projetada e construída pelo professor de gestão de suprimentos da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), Evandro Moritz Luz. “O modelo traz todas as etapas de uma cadeia de suprimentos em escala reduzida, desde o abastecimento para as indústrias e comércios até o consumidor final”, explica o professor, que irá expor seu projeto na feira.

Ocupando uma área de cerca de 20m², a maquete permite que os alunos realizem uma interação entre conhecimentos teóricos e atividades práticas. O professor, no entanto, tem uma proposta ainda mais inovadora: a maquete é conectada a um software, que avalia a proposta que o aluno elaborou para a resolução de um problema de gestão de suprimentos. “O aluno posiciona veículos dos diferentes modais de transporte e chega a uma resposta para um obstáculo proposto. O software avalia essa proposição e oferece formas mais eficazes, caso existam”, destaca Evandro.

Seminário Educasul de Gestão Escolar discute relação entre família e escola

Simultaneamente ao Congresso Educasul, no dia 31 de agosto acontece o Seminário Educasul de Gestão Escolar. O evento, patrocinado pela Pearson Education do Brasil, tem como tema “Família e Escola: interfaces em debate”.

Entre os temas discutidos estão o papel do gestor na condução pedagógica da escola; fundamentos para uma gestão pedagógica eficaz; conflitos escolares e o papel do mediador; e parceria entre escola e família: uma alternativa para a gestão da violência e conflito nas escolas. O evento terá participação dos palestrantes Débora Dittrich, Juliano de Melo Costa, Paulo Hentz, Odilon Luiz Polie e Lourival José Martins Filho.

Para se inscrever o participante paga R$ 100 (estudantes têm direito a meia-entrada). Os participantes receberão certificados ao fim do evento.

SERVIÇO

Expo Estudar:

Quando: De 31 de agosto a 2 de setembro

Onde: Centrosul – Florianópolis/SC

Horário de funcionamento: Dias 31/8 e 01/09 das 13  às 20 horas – dia 02/09/2017 – das 13:00 às 18 horas.

Entrada Gratuita

Mais informações: http://capacitareventos.com.br/feiras-e-eventos/expo-estudar/

Congressso Educasul:

Quando: De 31 de agosto a 01 de setembro

Onde: Centrosul – Florianópolis/SC

Horário de funcionamento: Dias 31/8 e 01/09 das 9:00 às 18 horas

Entrada paga

Inscrições: capacitareventos.com.br/feiras-e-eventos/congresso-educasul/   

spot_img
spot_img