22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mais de 5 mil eleitores necessitam de atendimento especial em Santa Catarina

spot_img

Mais de 5 mil eleitores necessitam de atendimento especial em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral tem o registro de 5.091 eleitores com deficiência e, diante disso, trabalhou, na medida do possível, para promover o acesso amplo e irrestrito, com segurança e autonomia desses eleitores ao processo eleitoral. As informações são da Assessoria de Imprensa do TER-SC.

Os procedimentos que devem ser adotados para atender da melhor forma esse público especial estão previstos na Resolução TSE n. 21.008, aprovada em 2002. O texto determina que os locais de votação para os deficientes tenham fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como a Justiça Eleitoral requisita prédios de órgãos públicos, as providências para adaptação desses locais são de responsabilidade das entidades mantenedoras. Mesmo assim, há um esforço grande para proporcionar as melhores condições possíveis de acesso a todos os eleitores.

Prazo para informar

Os eleitores que necessitam de atendimento especial em decorrência de alguma deficiência ou mobilidade reduzida tiveram prazo para informar à Justiça Eleitoral que precisavam de um local adaptado para votar. Segundo estabelecido no calendário eleitoral, o prazo terminou no dia 7 de maio.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img