21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

Máquinas de caça-níqueis vão virar computadores educativos

spot_img

Máquinas de caça-níqueis vão virar computadores educativos

spot_imgspot_img

O projeto de reciclagem digital, batizado de Rede Piá, vai chegar às escolas públicas municipais. Para tanto, a Prefeitura de Florianópolis, através das secretarias de Educação e de Assistência Social, vão assinar em breve um convênio com as instituições envolvidas em transformar as máquinas caça-níqueis, apreendidas pela polícia, em equipamentos de informática para uso didático-pedagógico. Na próxima segunda-feira (29/06) haverá uma reunião na sede da Administração Regional do Senac para discutir a operacionalização do projeto.

Pela Secretaria Municipal de Educação estarão presentes o Diretor de Educação Continuada, Roberto Carlos Régis, e o Gerente de Tecnologia Educacional, Sylvio Xavier da Silva. O Senac será representado pelo Coordenador de Informática, Vitor Hugo Baumgarten, enquanto o Ministério Público terá como porta-voz o promotor de Justiça, Vânio Martins de Faria. A Universidade Federal de Santa Catarina estará representada por João Bosco da Mota Alves, do Laboratório de Experiência Remota, Rexlab. São parceiros também da iniciativa a Polícia Civil e o Governo Estadual.

Caberá à Secretaria Municipal de Educação a tarefa de transportar os caça–níqueis do depósito do Ministério Público para o Núcleo Educacional do Senac, na Avenida Gama D’ Eça, que por sua vez terá a função de fazer as adaptações necessárias nos equipamentos. Com softwares instalados pelo Rexlab serão montados cerca de 300 novos computadores. Estes equipamentos terão editores de texto, planilhas, navegadores para internet e programas educacionais, que englobam jogos de prevenção ao uso de drogas e de testes de português.

Há uma previsão inicial dos computadores chegarem até as unidades escolares a partir de agosto. Entre as 25 escolas básicas municipais, as maiores devem receber 3 computadores cada uma, enquanto as 11 escolas desdobradas devem ficar individualmente com uma máquina. O mesmo número deverá ser repassado para as unidades infantis e para as organizações não governamentais, que lidam com crianças de zero a seis anos de idade.

Como os caça-níqueis são instrumentos para a execução de uma contravenção penal, o jogo de azar, o Código Penal prevê a perda do direito de propriedade. Desta forma, os equipamentos apreendidos pela polícia civil poderão ser convertidos à medida que o processo judicial for concluído.

Conforme o Ministério Público, que vem desde 2007, desenvolvendo a idéia em várias partes de Santa Catarina, as máquinas que forem apreendidas em um determinado município voltarão convertidas para escolas da mesma cidade.

Origem

A expressão Rede vem de “R”, de Reciclagem; “D”, de Digital; e “E”, de Educativa. Já o PIÁ é um substantivo masculino utilizado para indicar a expressão “menino”, sendo o “P” de Pró; “I”, de Infância; e “A”, de Adolescência. Assim, surgiu o nome Rede PIÁ.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais