21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Maratona Cultural de Florianópolis terá um roteiro dedicado às artes visuais

spot_img

Maratona Cultural de Florianópolis terá um roteiro dedicado às artes visuais

spot_imgspot_img

Exposições, mostra com enfoque em temas essenciais da atualidade e ações urbanas integram a programação entre os dias 8, 9 e 10 de abril.

As galerias e espaços públicos geralmente estão fechados aos finais de semana, limitando o acesso da população às exposições e à produção de artes visuais de artistas catarinenses. Buscando democratizar o acesso e discutir temas de extrema importância é que a Maratona Cultural de Florianópolis criou um roteiro especial dedicado às artes visuais e suas múltiplas linguagens. 

As ações promovidas contemplam espaços como a Galeria de Arte do Mercado Público, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, o Memorial Meyer Filho, Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, o Largo da Alfândega e as ruas Nunes Machado e Victor Meirelles e nesta edição darão visibilidade para a produção de artistas e personalidades negras. 

Além disso, duas exposições fazem estreia na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho, no Centro de Florianópolis: são as mostras individuais, “Ressoar”, de Sérgio Adriano H., e “Precioso”, de François Muleka, que propõe a reflexão sobre uma coleção de momentos do tempo passado e presente.

Já na Galeria de Arte do Mercado Público, um coletivo de artistas negros de diferentes gerações e linguagens apresenta a exposição “Filhes da Liberdade: (cria)ação de afrofuturos”, que abrirá a Maratona na sexta-feira (8), às 18h. Seguindo o roteiro de exposições, no sábado (9) e no domingo (10), o Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza apresenta “Biografemas de Valda Costa”, artista negra criada no Morro do Mocotó, em Florianópolis, que despontou na cena regional através da produção da pintura nos anos 1970 a 1990.  Neste local, ainda serão realizadas uma série de ações paralelas como o encontro Urban Sketchers Florianópolis, Feira de Mulheres, roda de conversa e apresentação musical de Verônica Kimura. 

Já no Largo da Alfândega, com curadoria de Juliana Crispe, a artista Gugie Cavalcanti apresenta a exposição “Mudanças” e faz uma provocação que permite olhar para a mulher refletindo as vivências e as potencialidades delas em completa mudança. As obras serão expostas no interior do baú de um caminhão de mudança e ficará estacionado no sábado (9), a partir das 9h. Na Rua Nunes Machado, um coletivo de artistas conduzidos pela Balaclava Studio criará a obra “Invisíveis” na empena do Edifício Tiradentes. O projeto realizado pelo Instituto Maratona Cultural em parceria com a Street Art Tour tem como objetivo celebrar personalidades que foram invisibilizadas pela história, pessoas que moldaram a cultura, que ajudaram a criar os costumes e abriram caminhos e possibilidades para a comunidade de forma ampla.

A exposição/ação “Lambe-Lambe Faísca Latina”, com curadoria de Francela Carrera e Juliana Crispe, é atração na Rua Victor Meirelles no sábado (9) e reunirá produções em formato A3 de artistas visuais mulheres cis, trans e pessoas não binaries do Brasil, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica. Lambe-lambe é o termo que se deu aos cartazes colados em paredes e muros das ruas com grude, uma espécie de cola, que se tornaram instrumentos de protestos e manifestações após a 2ª Guerra Mundial. A ação na Rua Victor Meirelles poderá ser acompanhada pelo público. 

Além do Centro da cidade, outra ação promovida pela Maratona Cultural é a caminhada “Arte Pública em Jurerê”. Conduzido pelo professor e pesquisador Airton Jordani, o tour busca aproximar as pessoas do acervo de arte pública presente no bairro Jurerê. A caminhada será no domingo (10), a partir das 10h, com saída do Jurerê Open Shopping – em frente ao IL Campanario. 

Todas as mostras da Maratona Cultural de Florianópolis têm curadoria compartilhada entre Vento B. Lima, Juliana Crispe e Francine Goudel. “A ideia da condensação de propostas desse porte, no maior evento multicultural do Estado é oportunizar para a comunidade o encontro com produções importantes na contemporaneidade e que ganham ainda mais força, com a proposição coletiva que se forma nesta edição”, destaca Francine Goudel, que também é coordenadora da programação de artes visuais da Maratona Cultural e idealizadora desse circuito.

O evento ainda agrega exposições e ações em outros espaços parceiros, visando incentivar e potencializar o acesso do público. 

Toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e pode ser conferida no  site http://www.maratonacultural.com/ e no Instagram: @maratonacultural2022. A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com o apoio do Hospital SOS Cardio, JB3 investimentos, Habitasul, Colégio Santa Terezinha, CineSuporte e Reivax por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Patrocínio do BRDE, CELESC, DaMagrinha, Eurotec Nutrition, Multilog, JEEP DVA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

SERVIÇO

O quê: Maratona Cultural de Florianópolis 2022

Quando: 8, 9 e 10 de abril

Local: diversos endereços de Florianópolis

Programação Gratuita | http://www.maratonacultural.com/ e no instagram.com/maratonacultural2022

Confira a programação completa

https://drive.google.com/file/d/1f_3VUM-vhQG9xoRDztiD6I7Kl7cq6Rvb/view
editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img