24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Maria Tereza Piacentini é a convidada desta quinta-feira do Círculo de Leitura da UFSC

spot_img

Maria Tereza Piacentini é a convidada desta quinta-feira do Círculo de Leitura da UFSC

spot_imgspot_img

A revisora, consultora e professora de Português Maria Tereza de Queiroz Piacentini é a convidada da 66ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis, que será realizada nesta quinta-feira, 25, das 18h30 às 20h, na Sala Henrique da Silva Fontes da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento será transmitido ao vivo aqui.

Catarinense de Joaçaba, ela tem como foco a língua portuguesa e suas normas, e entre seus livros estão “Não tropece na língua – Lições e curiosidades do português brasileiro” (2012), “Só vírgula: método fácil em vinte lições” (1996, 2003, 2009) e “Só palavras compostas: manual de consulta e autoaprendizagem” (2000 e 2010).

Maria Tereza é licenciada em Letras (Português e Inglês), com mestrado em Educação pela UFSC. Sua dissertação versou sobre o uso da internet na ampliação do capital linguístico. Em 1989 foi responsável pela revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina.

Nesta área também se destaca o seu trabalho de revisão técnica do livro “Homo academicus”, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, lançado pela Editora da UFSC em 2011, e do livro “O que é uma escola justa?”, de François Dubet, publicado pela Editora Cortez em 2008. Desde março de 2000 publica a coluna semanal “Não Tropece na Língua” em seu site Língua Brasil.

Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Júnior, Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann, Alckmar Luiz dos Santos e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img