23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Mattinata traz a Florianópolis as mais belas canções italianas

spot_img

Mattinata traz a Florianópolis as mais belas canções italianas

spot_imgspot_img

Máxima expressão artística da poesia de um povo, as canções napolitanas narravam, na maioria das vezes com sentimento e até mesmo um toque de humor, a vida, o trabalho, os amores e as dificuldades que as pessoas daquela parte do Sul da Itália passaram ao longo dos últimos 200 anos. E muitas dessas canções, que fazem parte do imaginário sonoro de boa parte da população catarinense “oriundi” e que foram imortalizadas pelas vozes de grandes cantores líricos do passado e do presente, estarão no espetáculo Mattinata – Canções Italianas em Concerto, que acontece na próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, do CIC, em Florianópolis. Depois da Capital, o show seguirá em turnê por outras cidades catarinenses, ainda sem datas definidas.

A ideia do show nasceu em 2015, quando o tenor Thompson Magalhães estava na Flórida, nos Estados Unidos, participando de uma bolsa de estudos no Opera Fusion de Fort Lauderdale, junto com profissionais do Metropolitan Opera de Nova York. Foi quando Sergio Puig, pianista e coaching do Florida Gran Opera, lhe apresentou um repertório de canções napolitanas. De volta ao Brasil, Thompson foi maturando a ideia até encontrar os parceiros ideais para o espetáculo durante um show na Festa da Vindima em São Joaquim, no passado. 

“O (Luiz Gustavo) Zago veio como uma escolha natural, por ser um grande arranjador e, por sua competência, seria a pessoa ideal para conceber toda estrutura instrumental ao Mattinata. Ele me convidou para esse concerto na Serra Catarinense, onde interpretamos árias de ópera e algumas canções italianas. Foi nessa oportunidade que tive o prazer de dividir o palco pela primeira vez com o (barítono) Douglas Hahn, um cantor muito experimentando, com uma voz e talento musical inquestionável. Um cantor que já se apresentou no Colón (de Buenos Aires) por algumas vezes, o que é um feito memorável no cenário lírico brasileiro, dada a representatividade mundial desse teatro no mundo”, afirma Thompson Magalhães.

Para elaborar o espetáculo Mattinata, os três realizaram uma pesquisa apurada entre o vasto repertório de clássicos do cancioneiro italiano, até selecionar as 17 canções que serão apresentadas no show. Canções como Mattinata, de Ruggero Leoncavallo, a primeira música gravada pela Gramophone Company, em 1904, por Enrico Caruso com o compositor ao piano. E outras obras mágicas, de tremenda força vocal, onde as vozes líricas se permitem transitar por um terreno fértil de nuances e interpretações, como La Serenata e Marechiari, de Francesco Paolo Tosti, Torna a Suriento e Non ti scordar di me, de Ernesto De Curtis, Me voglio fa na casa, de Gaetano Donizetti, e La Danza, de Gioacchino Rossini, entre outras.

“Esse repertório é essencialmente masculino. Então coube ao Douglas dar essa coloração mais profunda da voz do barítono, ainda mais nas músicas que necessitam certa dramaticidade. O Zago fez a direção musical do espetáculo e nós estaremos acompanhados por uma orquestra de câmara formada por integrantes da Camerata Florianópolis”, diz Thompson.

Serviço
O quê:
 espetáculo Mattinata – Canções Italianas em Concerto;
Quando: 4 de agosto, sexta-feira, às 20h30min;
Local: Teatro Ademir Rosa, CIC (Centro Integrado de Cultura) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis;
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) nas bilheterias dos Teatros do CIC, TAC e Pedro Ivo e no site http://www.blueticket.com.br/20297
Mais Informações: (48) 99935-9891 e 99104-6569

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img