19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Medicina da Grande Florianópolis comenta classificação da Unisul

spot_img

Medicina da Grande Florianópolis comenta classificação da Unisul

spot_imgspot_img

Guia do Estudante da Editora Abril define curso da Unisul como um dos melhores do Brasil

O Guia do Estudante, vinculado à Editora Abril, elencou as melhores faculdades de Medicina do Brasil em 2010. O ranking foi definido a partir do resultado do Enade e por entrevistas com profissionais da área. A Unisul está posicionada com o índice 4 que no Guia do Estudante enquadra-se em Muito Bom. A coordenação do curso no campus universitário da Grande Florianópolis comentou a classificação.

As únicas faculdades de Medicina que alcançaram o índice 5, Excelente, foram cinco Federais. UFRGS, Unicamp, Unifesp, USP e USP Riberão Preto. Entre os cursos considerados Muito Bons estão universidades como a Unisul, a Estadual de Londrina, as Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

O coordenador do curso de Medicina, do campus universitário da Grande Florianópolis, João Guizzo, acredita que este é o resultado do trabalho em equipe. “Isto envolve o corpo docente e discente, além da própria equipe da coordenação, juntamente com a direção do campus e a Reitoria. Então há um trabalho que soma fatores, envolvidos e pautados sempre no Projeto Pedagógico. Então se você tem este projeto com um norte a seguir e você desenvolve isso, consequentemente, você chega aos resultados esperados. Porque o Projeto Pedagógico foi construído através do corpo docente obedecendo as diretrizes curriculares, o MEC e obedecendo as diretrizes da própria instituição. Então não há como errar. Se você tem bons professores e projetos, basta executar”.

Entre as ações do curso de Medicina para 2011, no campus universitário da Grande Florianópolis, está previsto o internato médico da 11° fase no Hospital Regional de São José, nos ambulatórios médicos de especialidades da Unisul e na Secretaria Municipal de Palhoça, onde são realizadas cirurgias ambulatoriais entre outras atividades. “A Unisul montou uma unidade de cirurgia ambulatorial na Palhoça e os alunos estão desenvolvendo procedimentos ali naquela comunidade. O nosso ambulatório atende mais ou menos 150 pacientes por dia. Na unidade cirúrgica ambulatorial são atendidas 15 pessoas por dia”, afirma a professora Nazaré Nazário.

Com relação ao processo de implementação das Unidades de Articulação Acadêmica (UnAs) na Unisul, o coordenador, João Guizzo, diz que a Medicina pode contribuir de várias formas para a UnA das Ciências da Saúde e Bem Estar Social. “Estamos cientes da qualidade do curso até mesmo por depoimentos dos alunos em pesquisa e pelo próprio atendimento que estamos fazendo ao público que nós servimos, principalmente aqui em Palhoça e na Grande Florianópolis. Percebemos a satisfação do povo atendido e a satisfação do estudante em prestar um bom atendimento. Com isso, acho que você atrai admiradores dos próprios cursos da Unisul. São várias as ações integradas que nós temos. Por exemplo, com a Fisioterapia no Hospital Regional, Hospital de Caridade e Hospital Infantil. Com a Nutrição as parcerias são um pouco mais acentuadas. Com a Psicologia e Enfermagem também temos ações. Então articulamos com todas as áreas da saúde. É preciso entender que nós não podemos caminhar separados. O serviço tem que ser feito através de uma atividade multiprofissional e interdisciplinar e com isso só se ganha”, conclui.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img