26.2 C
fpolis
segunda-feira, abril 22, 2024
Cinesystem

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis abre as portas do paradesporto a jovens do Sul 

spot_img

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis abre as portas do paradesporto a jovens do Sul 

spot_imgspot_img

Competição vai reunir 465 atletas do atletismo, da natação e bocha na Universidade Federal de Santa Catarina, nos dias 2 e 3 de março, em provas de alto rendimento e de base. 

Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Florianópolis (SC) neste final de semana, dias 2 e 3 de março, com três modalidades na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São 390 inscritos nas provas de atletismo, 51 nas de natação e 24 nas partidas de bocha, totalizando 465 atletas.

A capital catarinense já recebeu etapas anteriores do evento, mas, de forma inédita, sediará o novo formato. Em 2024, além de atletismo, natação e halterofilismo no alto rendimento, presentes no Meeting desde 2021, a competição também passou a reunir provas para categorias de base organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essas disputas valem como Seletivas para as Paralimpíadas Escolares,Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros.

Dos 465 participantes em Santa Catarina, 274 vão competir na Seletiva das Paralimpíadas Escolares. Entre eles, alguns vão estrear em uma competição oficial. São os casos de dois catarinenses de 10 anos, oriundos de Blumenau, cidade a 150 km de Florianópolis: o jogador de bocha Igor Antunes e a nadadora Sophia de Oliveira. 

Igor começou no paradesporto em 2015, quando fez suas primeiras aulas de natação. Atualmente, ele ainda pratica a modalidade, mas a bocha é o seu foco desde 2021. Aluno do Centro de Referência de Blumenau, projeto do CPB que aproveita espaços esportivos em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, o jovem nasceu com a Síndrome de TAR (Trombocitopenia Aplasia Radial), doença que causou o encurtamento dos seus membros superiores e inferiores.

“Estou ansiosa e, ao mesmo tempo, preocupada. Ele é muito competitivo e não sabemos o que esperar do seu desempenho na Seletiva. É tudo muito novo para a nossa família. É a estreia dele em um evento deste porte”, revelou a contadora Françoise Valle Kraus, mãe de Igor. 

Sophia, assim como Igor, também é aluna do Centro de Referência de Blumenau e começou na natação, porém continou na modalidade. Com má-formação congênita no braço direito, a jovem nada desde os dois anos de idade. “Estou muito feliz por ter uma competição no meu estado e para jovens. Espero ir bem nas provas, pois treinei muito para isso. Sempre foi meu sonho ser campeã”, disse a nadadora. 

Coordenadora do Centro de Referência de Blumenau, Nadia Farias também celebrou a chegada do novo formato do Meeting a Santa Catarina. “O fato de o deslocamento ser menor faz com que os pais também acompanhem seus filhos no desenvolvimento dentro do esporte. Então, ocorre uma interação maior entre pais, atletas e amigos durante a competição, o que é ótimo para todos. Além disso, para as crianças, o cansaço é menor, já que é uma viagem mais curta em comparação com uma ida até São Paulo, por exemplo”, avaliou. 

Meeting Paralímpico em 2024A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em 24 de fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC).  Agora, o evento oferece mais modalidades (bocha, tiro esportivo e tiro com arco) e passará por todas as capitais brasileiras. Neste sábado, além de Florianópolis, Porto Velho (RO) também terá provas de atletismo, natação e bocha. 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

No ano passado, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por dez cidades, com mais de 3 mil atletas inscritos: Manaus (AM),Campo Grande (MS)Rio de Janeiro (RJ)Belo Horizonte (MG)Brasília (DF)Fortaleza (CE)Recife (PE)Porto Alegre (RS)Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

ImprensaOs profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis
Data:
 2 e 3 de março, a partir das 8h
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Endereço: Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img