20.9 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Melhores passistas do Carnaval serão eleitos neste sábado

spot_img

Melhores passistas do Carnaval serão eleitos neste sábado

spot_imgspot_img

Casal de Cidadão Samba de Florianópolis será conhecido no dia 15 de fevereiro, durante apuração

As escolas de samba Copa Lord, Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa e Consulado vão disputar outros dois títulos na Passarela Nego Quirido, além do troféu de campeã do Carnaval 2010. Neste sábado (13/02), a partir das 22h, durante o desfile oficial das agremiações no sambódromo, um júri formado por profissionais da imprensa vai eleger os melhores passistas, na categoria masculina e feminina, que receberão o título de Cidadão e Cidadã Samba de Florianópolis. A escola de samba União da Ilha da Magia optou por não participar da disputa este ano. O concurso é uma promoção da Prefeitura da Capital, em parceria com a Agência de Publicidade Propague. Os vencedores farão parte da Corte de Momo participando de eventos oficiais do município.

As agremiações deverão posicionar seus representantes nas imediações da bateria, devidamente identificados por uma faixa. Para serem apontados como vencedores, os candidatos a Cidadão e Cidadã Samba 2010 terão que se aplicar nos itens expressão corporal e facial, evolução e figurino, além de apresentar muito samba no pé. Cada quesito receberá notas não fracionadas de 5 a 10.

Primeira escola de samba a desfilar na passarela, a Consulado vem representada pela dupla Marcelo Franco, o Fumaça, e Camila Lalau, que busca o bicampeonato. A Protegidos da Princesa apresenta como candidatos Paulo César da Conceição e Winnie Lukeni da Costa. Já a Copa Lord tenta a vitória com Jefferson Costa e Elizângela Aranha. Última agremiação a pisar na Nego Quirido, a Unidos da Coloninha repete a dupla de 2009: Léo Cunha e Lissá Costa.

Consulado

Nascido em 16 de fevereiro de 1974 e natural de São Paulo, Marcelo “Fumaça” Franco já ocupou o posto de Cidadão Samba da Consulado em 2004. Junto com o irmão gêmeo, Kleber Franco, tornou-se bastante conhecido no mundo do samba e no meio carnavalesco como a dupla “Faísca e Fumaça”.

Desde 1993, Fumaça atua como coreógrafo, tendo passado pelas escolas de samba X9 Paulistana, Padre Paulo e Nenê de Vila Matilde, agremiação que lhe rendeu o título de melhor coreógrafo, quando a escola paulista homenageou o cinqüentenário da Mangueira. Atualmente, faz trabalhos de dança em projetos sociais no município de Biguaçu e em Florianópolis, além de dar aulas de samba no pé em academias. Junto com o irmão, coordena ainda um grupo de dança de rua e também a ala de passistas da agremiação da Caeira do Saco dos Limões.

Fumaça terá como companheira de passarela Camila Moreira Lalau, que em 2007 foi princesa da Consulado. Ela nasceu em 14 de fevereiro de 1984, em Criciúma, e cresceu na comunidade da Caeira do Saco dos Limões, onde aprendeu a conviver com o Carnaval desde os 6 anos. Aos 25 anos, Camila faz o curso de Tecnologia em Rede no Instituto Federal de Santa Catarina e trabalha no ramo imobiliário. Este é o quarto ano dela representando a agremiação vermelha e branca no concurso Cidadã Samba.

Protegidos da Princesa

Paulo César da Conceição fez seu primeiro desfile carnavalesco na extinta Império do Samba. Por influência da família, que é formada por vários integrantes da Protegidos da Princesa, começou a desfilar na escola de samba aos 11 anos de idade. Nascido no bairro da Agronômica em 17 de março de 1972, mora desde adolescente no Morro do Mocotó.

Trabalhou como cozinheiro na Lindacap, mas deixou o emprego para se dedicar ao Carnaval, onde faz serviços como aderecista. Apesar de já ter saído em vários setores da escola de samba, esta é a primeira vez que concorre ao título de Cidadão Samba no Carnaval de Florianópolis.

Paulo vai sambar ao lado de Winnie Lukeni da Costa, uma negra que traz no sangue a paixão pelo mundo do samba. O pai é integrante da Velha Guarda da Protegidos da Princesa, agremiação que a elegeu como rainha em 2009. A outra parte da família participa de atividades na Copa Lord, onde o irmão da passista, Negro Ge, disputa o mesmo título na categoria masculina.

Nascida em 27 de julho de 1986, Winnie está prestes a se formar em Psicologia na Univali, onde cursa a 10ª fase. Aos 23 anos, participa pela primeira vez do Concurso Cidadã Samba.

Copa Lord

Jefferson William da Costa, o Negro Gê, nasceu em 7 de novembro de 1979, em Florianópolis e tem 30 anos. Vai disputar o título de Cidadão Samba na Passarela Nego Quirido pelo quarto ano consecutivo. A família de Gê tem uma ligação forte com o Carnaval, especialmente com as duas agremiações mais antigas: Protegidos da Princesa e Copa Lord. A irmã, Winnie, disputa como passista da Protegidos da Princesa.

Além disso, as três primas de Negro Gê também se destacam na folia de Momo. Elisângela Costa foi Rainha do Carnaval da Magia 2007, e atualmente é Rainha da escola do Morro da Caixa. Vanessa Costa foi Rainha da Coloninha e Paola de Freitas foi Rainha do Carnaval de Florianópolis em 2006 e atualmente é Rainha do Carnaval Zé Folia 2010.

Até 2005, Jefferson trabalhava como auxiliar do carnavalesco Erson Paulo Trindade Pereira, o Paulinho, na produção de carros alegóricos da Protegidos da Princesa. Em 2009, ele deixou a empresa do carnavalesco para seguir como autônomo na área de serralheria, arames e construção de carros alegóricos.

Gê vai participar do concurso junto com Elizângela Aranha. Ela nasceu em 15 de janeiro de 1978, com profundas raízes no mundo do samba, e carrega um sobrenome bastante conhecido no meio carnavalesco. Além de filha de Nestor Soares Aranha, ex-presidente da escola de samba Embaixada Copa Lord, é prima de uma campeã das passarelas, a Cidadã Samba Hors Cncours de Florianópolis, Jaqueline Aranha. Com 32 anos e belos olhos castanhos, Elizângela traz na bagagem vários títulos. Foi Rainha do Berbigão do Boca (2001), Rainha do Clube 1º de junho (2000) e duas vezes 1ª Princesa do carnaval de Florianópolis (1999 e 2001), além de Rainha do carnaval (2003). Deixou o posto de madrinha da bateria da Copa Lord para representar a agremiação mostrando o samba no pé.

Unidos da Coloninha

Nascido em 03 de março de 1974, Léo Cunha tem no currículo uma experiência de 12 anos de Carnaval e muitos trabalhos em dança, inclusive como coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Coloninha, agremiação que pela segunda vez representa como Cidadão Samba.

Natural do Rio de Janeiro, mas vivendo em São José há alguns anos, Léo já esteve na Turquia e na Rússia, onde ficou por um ano coordenando um grupo de show com temática baseada em ritmos brasileiros e no Carnaval. Também teve participações assinando a coreografia em alguns filmes e espetáculos teatrais, e hoje dirige uma empresa de produção de eventos.

A parceira de Léo Cunha na Passarela Nego Quirido é Lissá Santos Costa. Formada em educação física pela UFSC, Lissá também acumula experiência no mundo do samba. Começou na Unidos da Coloninha em 2000, como coreógrafa de alas coreografadas, e depois assumiu o trabalho de coordenação na comissão de frente da escola de samba. É filha do cantor Sabarah, intérprete da agremiação.

Nascida em 19 de maio de 1975, Lissá trabalha numa companhia de shows brasileiros que se apresenta no exterior, e também atua com coreógrafos de renome como Carlinhos de Jesus e Jaime Arouxa. Além disso, faz aulas de dança e de vez em quando colabora nas coreografias da Unidos da Coloninha.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img