19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mercado de cinema LGBTQIA+ ganha espaço inédito no Brasil

spot_img

Mercado de cinema LGBTQIA+ ganha espaço inédito no Brasil

spot_imgspot_img

Evento acontece em paralelo à III Transforma, o Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, trazendo realizadores e temáticas relevantes para o mercado audiovisual nacional

A terceira edição da Transforma, o Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, incrementou sua programação com uma série de eventos híbridos (online). E neste ano, uma das principais atrações fica por conta do transforME (Mercado Cinema LGBT+), um espaço criado para potencializar o debate acerca do mercado de cinema LGBTQIA+ nacional. O evento acontece neste sábado (18), a partir das 13h30.

Inédito no Brasil, o projeto foi idealizado e organizado pela produtora Ana Paula Mendes e contemplará cinco painéis expositivos, contando com a participação de nomes que pensam e ou realizam obras audiovisuais LGBTQIA+ no país, como Rodrigo Diaz Diaz, Cameron Venture, Nanda Rossi, Luan Filippo Oldenbrock e Renan Mendes Ramos. 

“Nessa primeira edição do transforME – Mercado Cinema LGBT buscamos reunir nomes e temáticas relevantes para profissionais que pensam e/ou realizam obras audiovisuais LGBT+. No Brasil temos grandes referências de eventos de mercado voltados à capacitação e a comercialização de projetos e profissionais, mas nenhum dedicado a esses produtores e suas obras. Em tempos de censuras e ataques ao cinema LGBT brasileiro, comemoramos os primeiros passos deste novo espaço que pretende acolher e promover a potência dos profissionais e das produções audiovisuais LGBT+ nacionais”, destacou a produtora Ana Paula Mendes.

A programação é totalmente gratuita, podendo ser acessada a partir no canal do Festival Transforma e do transforME no YouTube (transforme LGBT+): bit.ly/transforme_YT  

Confira a programação:

Painel 1: Distribuição de impacto e a trajetória do filme Limiar, com Rodrigo Diaz Diaz, a partir das 13h30.

Painel 2: Produção audiovisual de realizadores negres LGBT+ em Santa Catarina: Como estamos?, com Cameron Venture, a partir das 15h.

Painel 3: Representação e representatividade bissexual no audiovisual, com Nanda Rossi, a partir das 16h.

Painel 4: Janelas para o cinema LGBT+ brasileiro, com Luan Filippo Oldenbrock, a partir das 17h. (Painel conta com o apoio do Paradiso Multiplica)

Painel 5: Atuação no RH de produção para promoção de diversidade nas produções de streamings, com Renan Mendes Ramos, a partir das 18h.

Mini Bio Ana: Ana Paula Mendes é produtora audiovisual e sócia da Novelo Filmes. Dentre obras de ficção e documentário, atuou como produtora e produtora executiva dos curtas “Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim” (premiado no 30º. Cinélatino Rencontres de Toulouse 2019), “Selma Depois da Chuva” (Melhor Direção no Festival Mix Brasil 2019) e “Baile” (Melhor Curta no Festival Cartagena de Índias 2020). Idealizadora e produtora do “transforME – Mercado Cinema LGBT+”. Integrante da rede Queer Producers Network e da UPEX – União Nacional de Produtores Executivos. Formada em Cinema e Vídeo pela UNISUL (2008). 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img