24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Metade dos catarinenses dos grupos prioritários já se vacinou contra a gripe

spot_img

Metade dos catarinenses dos grupos prioritários já se vacinou contra a gripe

spot_imgspot_img

Até esta segunda-feira, 22, mais de 50% dos catarinenses pertencentes aos grupos prioritários para vacinação contra a gripe já foram imunizados, superando a meta do Estado. Ao todo foram vacinadas 650 mil pessoas em Santa Catarina e a meta inicial era de 608 mil. A campanha segue até sexta-feira, dia 26 de abril.

O gerente de imunização lembra que as crianças que tomaram a primeira dose da vacina este ano devem voltar a um posto de saúde em 30 dias para receber a segunda dose. Já as que se imunizaram no ano passado, uma única dose basta.

Na campanha deste ano foram incluídas no grupo prioritário as mulheres que tiveram filhos no período de até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas) e os portadores de doenças crônicas.

Também fazem parte dos grupos prioritários mulheres grávidas, povos indígenas, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária. Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde também serão vacinados.

Diferente de 2012, a vacina protegerá contra três tipos de vírus: o Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. Há dois grupos de pessoas que não podem tomar a vacina. As que são alérgicas a ovos e as que tiveram histórico de reação a vacinas anteriores.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe não tem previsão de ser prorrogada, por isso é importante que as pessoas dos grupos prioritários se imunizarem até o dia 26 de abril em uma das 1,8 mil unidades básicas de saúde distribuídas nos 295 municípios catarinenses.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img