17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

M@is Acesso e PROGIC fecham parceria em P&D para pessoas com deficiências

spot_img

M@is Acesso e PROGIC fecham parceria em P&D para pessoas com deficiências

spot_imgspot_img

Tecnologia pode contribuir para a inclusão social de milhões de brasileiros

As empresas M@is Acesso e PROGIC firmaram, nesse mês de janeiro, uma parceria para fortalecer o desenvolvimento de tecnologias de novos produtos nacionais que garantam uma maior acessibilidade de pessoas com deficiências.

A proposta da PROGIC é ampliar sua competência na criação de dispositivos eletrônicos avançados em diferentes segmentos e uni-la às expertises pedagógica e de desenvolvimento de sistemas na área de softwares, além de conhecimento de mercado e das necessidades dos deficientes físicos, que a M@is Acesso possui.

“Como resultado, esperamos disponibilizar produtos completos em hardware e software para atendimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, explica Daniel Lemos Teixeira, sócio da M@is Acesso. A primeira iniciativa será de pesquisa em tecnologias para produtos na área de deficiência visual. Entre as propostas, está a colaboração da M@is Acesso no desenvolvimento do HandVision, projetado pela PROGIC e financiado pela Finep, voltado às pessoas completamente cegas.

“A M@is Acesso é uma empresa focada em atender especificamente o público de deficientes físicos, tendo conhecimento das especificidades de mercado que nós não temos”, salienta Igor Gavazzi Vazzoler, sócio da PROGIC, observando ainda que a empresa parceira possui uma rede de contatos importantes nesse setor.

Ele lembra que a PROGIC desenvolve produtos eletrônicos avançados sem focar em um segmento de mercado específico. “Os segmentos são atingidos indiretamente pelas parcerias que temos”, salienta. O modelo adotado permitiu à empresa criar produtos para os segmentos de segurança automotiva, entretenimento automotivo e emissoras de televisão. “Em 2009, adicionaremos o setor de TV corporativa e deficientes visuais nesta lista”, ressalta.

Já a M@is Acesso está trabalhando no desenvolvimento de um game que ensinará brincando crianças a aprenderem Libras – a Linguagem dos Sinais. Para 2009, a proposta da empresa também é ampliar as ações e desenvolver tecnologia para pessoas com baixa visão. “Estamos certos de que, com essa parceria, vamos aumentar a inovação dos novos produtos com tecnologia nacional que serão disponibilizados para o mercado de deficientes físicos”, ressalta.

As empresas

M@is Acesso tem como objetivo desenvolver tecnologia para as áreas de acessibilidade e educação especial. Já a PROGIC desenvolve produtos eletrônicos com aplicações de vídeo e áudio para incrementar o portfólio de seus clientes.

Desde o ano passado, as empresas estão ligadas ao MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), considerada a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2008.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img