16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Moda da Unisul apresenta suas produções em Florianópolis

spot_img

Moda da Unisul apresenta suas produções em Florianópolis

spot_imgspot_img

O curso de Tecnologia em Design de Moda da Unisul apresenta ao público, nos dias 22 e 23 de junho, na unidade Padre Roma, no centro de Florianópolis, as produções dos alunos realizadas no primeiro semestre de 2010. Nesta edição, o evento tem algumas novidades além do desfiles como oficinas, apresentações musicais e mostra de cinema. Ocorrerá, ainda, o Mix Fashion Unisul com venda de produtos desenvolvidos pelos alunos do curso. O encontro é gratuito, basta levar um quilo de alimento não perecível.

O 13º Encontro de Moda traz como tema principal uma ampla visão sobre a biodiversidade. A coordenadora do curso Adriana Canto explica que numa época em que o mundo repensa sua ética de consumo a vida torna-se o centro das atenções em abordagens que apontam diferentes consciências: ecológicas, de consumo, éticas, sociais, políticas e culturais, entre outras.

Este ano, o encontro de Moda da Unisul, está inserido no 1º Padre Roma Arte e Cultura: Moda, Design, Música e Cinema. O objetivo é relacionar a universidade e a comunidade por meio de diversas atividades culturais.

Programação do evento:

Dia 22/06 terça-feira

08h30 às 11h – Abertura das Exposições Moda e Design

14h às 17h30 Oficina de Podcasting – professora Helena Iracy Cerquiz Santos Neto

18h às 19h – Mostras dos curtas realizados por alunos do curso de Cinema da Unisul

19h às 19h30 – Abertura do evento: Discurso da coordenadora

19h30 às 20h- Recital de Piano, com Tarcísio Back Júnior. Músicas: Sertaneja (Brasílio Itiberê) e Allegro Bárbaro (Bella Bartòk)

20h às 20h30 – Desfile da 2ª fase – Tema: Biodiversidade

20h30 às 20h40- Apresentação de Piano e Violino. Pianista Michelle Utrabo e violinista Patrick Cavalheiro. Música: Prelúdio e Allegro (Fritz Kreisleir)

20h40 às 21h – Desfile da 3ª fase – Tema: Recortes da contemporaneidade: recriando emoções

21h às 21h10 – Making-off 12˚ Encontro de Moda

21h10 às 21h30 – Desfile da 4ª fase – Tema: Ecologicamente correto

Dia 23/06 quarta-feira

08h30 às 11h – Exposições (Moda e Design)

18h às19h – Mostras dos curtas realizados por alunos do curso de Cinema da Unisul

20h às 20h30 – Desfile de Formatura 5 fase 1° Bloco

20h30 às 20h40 – Recital de Piano e Violino com Michelle Utrabo e Patrick Cavalheiro Músicas: O Corta Jaca (Chiquinha Gonzaga) e Atraente (Chiquinha Gonzaga)

20h40 às 21h – Desfile de Formatura 5 fase – 2° Bloco

Cada fase do curso de Moda trabalha com uma temática distinta. Veja abaixo o que cada uma delas irá apresentar.

2ª Fase – Tema: Biodiversidade

Ancorada no ano internacional da biodiversidade, a segunda fase, ao discutir as estratégias visuais e simbólicas do vestuário não-comercial, questiona a validade dos discursos científicos e produtivos na sociedade. Atualmente tem-se vivenciado uma série de problemas que envolvem o seu modo de relacionar-se com a natureza, o qual perpassa pelo modo de vida dessa sociedade, as sensações, o pensamento e as ações. Portanto, pensar na biodiversidade, levando-se em consideração o atual contexto dos sistemas de produção, é assunto fundamental da moda. Do cientificismo do século XV ao romantismo do final do século XVIII, o contato do homem com a natureza assumiu diferentes perspectivas, ora mais tecnológica ora mais cultural. Hoje, qual seria a melhor postura ao se deparar com a falência dos elos entre sociedade e universo orgânico? Esta pergunta os acadêmicos respondem pela linguagem visual das formas, texturas e matizes de verde.

3ª Fase – Tema: Recortes da Contemporaneidade: recriando emoções

A terceira fase do curso trabalhou com o desenvolvimento de uniformes para Restaurantes da Grande Florianópolis. A partir do tema geral “Recortes da Contemporaneidade: recriando emoções” cada trio, explorando sua imaginação e criatividade, redescobriu os cinco sentidos, olfato, paladar, tato, visão e audição, resultando em três looks, conceituais e funcionais que, por se tratarem de roupas exclusivas para o desempenho de uma função, têm como princípios básicos a ergonomia e a funcionalidade, além de trazerem uma nova proposta de design.

4ª Fase – Tema: Ecologicamente correto

O slogan “ecologicamente correto” deixou de ser uma utopia para fazer parte do cotidiano. Reciclar, reaproveitar, refazer e racionalizar são ações rotineiras. Partindo do tema “Consciência: moda e sociedade hoje, os alunos da 4ª fase, desenvolveram coleções para empresas da região nos diversos segmentos, entre eles o infantil, casual, nightwear e coquetel dress. E, apostando na reciclagem de tecidos e aviamentos, tingimentos naturais e técnicas artesanais, os alunos mostram variadas maneiras de conciliar produção com conscientização.

5ª Fase – Tema: Vocações Regionais: Corações e Mentes Cooperados

“Vocações Regionais: Corações e Mentes Cooperados” foi o ponto de partida para a pesquisa das mais diversas atividades desenvolvidas na região. Realizada pelos alunos formandos do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, a ideia foi aliar essas atividades à moda. Artesanatos como a renda de bilro, patchcolagem, flores, fuxicos, reaproveitamento de resíduos como o couro e tecidos, saíram das feiras de domingo e foram apropriadas pela moda de uma forma criativa e original, reflexo do estilo trabalhado por cada um desses acadêmicos. Os segmentos são variados, incluindo o casual, beachwear, coquetel dress, underwear e infantil. As pessoas já estão acostumadas a ver o fuxico na almofada da sala, toalhas de renda e tapetes com sobras de tecidos. A 5ª fase apresenta novas versões, acreditando que as roupas não serão mais as mesmas.

Serviço:

O que: 13º Encontro de Moda Unisul
Quando: 22 e 23 de junho

Hora: 8h30 às 21h

Onde: Unisul Unidade Padre Roma

Endereço: rua Padre Roma, 404 – Centro, Florianópolis – SC

Valor: Gratuito e aberto à comunidade. Levar um quilo de alimento não perecível

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img