23.9 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Montagem teatral da Udesc estreia na Casa das Máquinas

Montagem teatral da Udesc estreia na Casa das Máquinas

spot_img

Após temporada de apresentações pelas ruas de Florianópolis, a peça “Ímpeto” volta a explorar espaços cênicos da cidade para discutir o fazer teatral contemporâneo. Desenvolvido pelos alunos da 6ª fase do curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da UDESC, o espetáculo será apresentado neste sábado e domingo (17 e 18/10), às 17h, na Casa das Máquinas, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes, na Lagoa da Conceição. No domingo (24/10), a peça será apresentada às 11h, nos jardins do Palácio Cruz e Sousa.

Tendo como referência “O Improviso de Versalles”, de Molière, que colocava em cena o caos de um ensaio teatral, a peça transcende essa idéia. “Durante todo o espetáculo, discutimos questões importantes do teatro, como o ofício do ator, a sua interpretação, o trabalho da direção, e também questionamos por vezes o próprio ato de apresentar uma peça”, conta a atriz Amanda Gartner, explicando o caráter meta-teatral da montagem.

Criada em conjunto pelos alunos da disciplina de Montagem Teatral I, o espetáculo dialoga com o público sobre a ansiedade, a expectativa, o medo de fazer teatro e a relação entre ator e espectador. A cena acontece entre o caos e a ordem, a tempestade e o ímpeto da realização ou não da própria apresentação, envolvendo as pessoas que passam pelo local e abrindo a discussão estética a diferentes olhares. “O maior desafio da montagem foi buscar alicerces para que fôssemos intérpretes de nós mesmos” conta a atriz Naiara Bertoli, ressaltando que na peça não existem personagens.

“Ímpeto” estreou em julho, com apresentações em diferentes espaços como o Senadinho, Terminal de Integração do Centro – TICEN, Praça da Lagoa da Conceição, pátio do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, universidades e no Espaço I do CEART/UDESC. No dia 24 de outubro, a peça encerra a temporada com apresentação nos jardins do Palácio Cruz e Sousa.

Ficha Técnica

Criação: Montagem Teatral I – 2009 – UDESC
Autores: Fernando Peiter Gonçalves, Karine de Oliveira Cupertino, Nathalie Soler e Pedro Bennaton
Direção: Pedro Bennaton
Direção de Arte: Fernanda Rachel da Silva, Naiara Alice Bertoli e Morgana Martins
Assistência de Direção: Bárbara Teles Cardoso
Produção: Daniela Sousa, Amanda Gartner, Luiz Felipe Bianchini e Paula Cruz
Pesquisa de Espaços: Amanda Gartner, Taíse Muniz Sens e Thais Antonio Carli
Preparação vocal e sonora: Morgana Martins
Design Gráfico: Daniela Sousa
Elenco: Amanda Gartner, Daniela Sousa, Luiz Felipe Bianchini, Naiara Alice Bertoli, Nathalie Soler, Paula Cruz, Taíse Muniz Sens e Thais Antonio Carli

Serviço:

O Quê: Apresentação do espetáculo teatral Ímpeto
Quando: sábado e domingo (17 e 18/10) – 17h
Onde: Casa das Máquinas
Quando: domingo (24/10) – 11h
Onde: Museu Cruz e Souza

spot_img
spot_img