20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Moradores de rua de Florianópolis participam de torneio de basquete

spot_img

Moradores de rua de Florianópolis participam de torneio de basquete

spot_imgspot_img

A Fundação Municipal de Esportes (FME), em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPOP), realizou nesta quarta-feira, 6, na Passarela do Samba Nego Quirido,  o 1º Torneio de Basquete com moradores de rua. A competição contou com 20 participantes. 

O torneio foi o coroamento de uma oficina esportiva que se repete todas as quartas-feiras e que reúne em média 15 homens que frequentam o Centro POP, serviço da Prefeitura que busca auxiliar na ressocialização de pessoas em situação de rua.

Segundo Alexandre Salum, da FME e idealizador do projeto, a ideia surgiu a partir do Passarela Esportiva, oficina de basquete também realizada na Passarela Nego Quirido, às terças e quintas-feiras, com crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 14 anos, da rede pública de ensino e da comunidade em geral.

“Durante as oficinas com os jovens, era comum ver usuários do Centro POP olhando os jogos ou realizando alguma atividade física ali por perto. Daí, surgiu a ideia de começar um trabalho também com eles, que logo se animaram. Nos primeiros encontros, tivemos a participação de oito pessoas e logo a média foi crescendo. Percebemos que, por meio de atividades como essa, eles se sentem valorizados e úteis, evitando também que andem pela cidade e se envolvam com outras atividades ilícitas”, disse Salum.

Além da oficina de basquete, durante o dia o Centro POP oferece aos frequentadores alimentação, higienização e diversas atividades, como confecção de artesanato, aulas de música e outros esportes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img