23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis registra alta no custo de vida em março

spot_img

Florianópolis registra alta no custo de vida em março

spot_imgspot_img

Ficou mais caro viver em Florianópolis no mês de março. É o que mostra o Índice de Custo de Vida na Capital, divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A alta registrada foi de 1,05%.

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Dos principais grupos que compõem o índice, a maior alta foi registrada no grupo de Produtos Não Alimentares (2,29%) – puxada pelos reajustes nos preços dos produtos de higiene (5,22%), de limpeza (4,53%), artigos de cama, mesa e banho (4,34%) e de educação, cultura e lazer (3,81%), além do aumento de 2,55% nos combustíveis para veículos. Alimentação também teve alta (1,10%), assim como o grupo Outros Serviços (0,05%). Apenas o grupo Serviços Públicos registrou queda, de -0,84%, motivada pela redução de 3,17% na tarifa de energia elétrica.

O resultado de março foi 0,08 ponto percentual inferior ao de março de 2015 (que registrou 1,13%) e, em comparação com o mês anterior, também houve redução, de 0,05 ponto percentual – fevereiro teve alta de 1,10%. A variação acumulada nos últimos doze meses é de 10,36% e, no primeiro trimestre deste ano, a soma alcançou 3,40%.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 31 de março de 2016.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag. A divulgação do Índice de Custo de Vida é realizada pela  por meio de convênio firmado entre as instituições desde 2007.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img