20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Morena Lopes estaciona sua Kombi encantada na Casa de Luanda

spot_img

Morena Lopes estaciona sua Kombi encantada na Casa de Luanda

spot_imgspot_img

Multiartista segue adiante com seu projeto A Poesia da Palavra, levando bons sentimentos aos mais diversos públicos

Cultura é mais que um conjuntos de ideias. É um agente de transformação social. Imbuída neste sentimento, a atriz, cantora, bailarina e empreendedora, Morena Lopes concebeu o espetáculo A Poesia da Palavra, memorando cantigas de roda, canções brasileiras e dança tribal, onde também compartilha releituras, versos e trovas de grandes autores nacionais. E neste domingo, 22 de setembro, a multiartista apresenta uma versão mais intimista deste delicado projeto na Casa de Luanda, no bairro do Santa Mônica. Com preço popular, a performance será envolta de afetos positivos, para contemplar todos os sentidos em clima de celebração.

A bordo de uma Kombi colorida, plotada com desenhos de livros, mapas e flores, ela leva a sua mensagem, através de um Sarau Itinerante, sem contraindicações, para todas as idades. Basta estacionar e a magia acontecer. Antes, a ação passou por feiras de arte e artesanato, espaços culturais e também em escolas da rede municipal de ensino da Capital.

“Vamos brincar com uma caixa de palavras que passa de mão em mão. Quando os pessoas tiram uma palavra a gente vai transformando em música, em poesia – de renomados autores ou mesmo desconhecidos do grande público -, ambientando a cena do show”, afirma a idealizadora do projeto.

 

Sobre a autora

Morena Lopes é atriz de formação e uma pesquisadora da arte. Apaixonada pela poesia, pela música, pela dança, desenvolve o poder da voz através da expressividade do corpo. Gravou seu primeiro álbum de música e poesia em 2014, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. Estudou na Escola de Artes Cênicas e fez o curso de Poesia Falada com a atriz Elisa Lucinda, no Rio de Janeiro – que lhe serviu como base para a criação do seu solo poético.

Em 2011 criou o espetáculo A Poesia da Palavra, com estreia no SESC Santana em São Paulo, apresentado em outros Centros Culturais da capital paulista. Trouxe para Florianópolis, onde encenou no Teatro Álvaro de Carvalho foi a mais espaços culturais. O sonho de levar a poesia para as ruas concretizou-se com o apoio do Ministério da Cidadania e da Engie Brasil, empresa que acreditou na ideia.

 

Agora, com a Kombi Itinerante, a multiartista leva adiante a proposta de mostrar aos jovens o poder das raízes culturais, das relações ancestrais com a natureza e com a força interna, e o quanto isso pode contribuir para a formação como cidadão. Na brincadeira a poesia entra de forma orgânica, sugere a improvisação e a interação imediata, com o acaso da dramaturgia e a sensibilidade da performance.

 Esse espetáculo deu origem também ao Laboratório de Voz & Poesia – ministrado pela atriz em Florianópolis desde 2016, atualmente com aulas regulares no Centro Cultural Casa Luanda e no Centro Integrado de Cultura. Nele Morena Lopes compartilha suas referências e bagagens e encontra novas perguntas para seguir seu caminho e encontrar outras possibilidades.

 

Serviço:

Sarau Intimista – A Poesia da Palavra com Morena Lopes

Quando: 22 de setembro – Domingo

Onde: Casa de Luanda – Rua Madre Benvenuta, 1636 – Bairro Santa Mônica/ Florianópolis

Horário: 18h30

Ingressos: R$ 20 através do link: https://www.sympla.com.br/-casa-luanda-sarau-itinerante-a-poesia-da-palavra__616795. Na hora, R$ 30.

Lotação: 60 lugares

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img