20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mostra apresenta ‘design holandês’ no Palácio Cruz e Sousa

spot_img

Mostra apresenta ‘design holandês’ no Palácio Cruz e Sousa

spot_imgspot_img

O Palácio Cruz e Souza recebe até o dia 12 de julho a exposição “Design holandês no Palácio do Povo”, que integra a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada das 10h às 18h nos dias de semana. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 10h às 16h.

A mostra compartilha a experiência holandesa no design voltado para o uso diário. 40 criações assinadas por designers consagrados e estreantes buscam o contraponto entre a casa tradicional, representada pela exposição permanente (que mostra como viviam os governadores) e a nova casa, epicentro de muitas mudanças que acompanham o novo modo de vida e de uso das residências, uma tendência mundial.

 – A ideia é que a mostra funcione como um espelho que “traduza” a casa para o presente – explica Jorn Konijn, curador da mostra. – A ideia central é o uso da casa no dia a dia, e as transformações desse uso em tempos recentes.  As novas tecnologias – mas também a crise econômica – mudaram drasticamente a função da sala de estar – exemplifica. – Hoje em dia, uma casa pode se transformar facilmente em hotel (veja o “airbnb”) ou em escritório (para quem trabalha em casa).  Além disso, a planta das residências também vem mudando muito depressa. A tevê, por exemplo, não é mais a peça central da sala de estar; na verdade, não parece haver mais um foco central para esse cômodo. A separação histórica rigorosa entre sala, cozinha e quarto também parece estar desaparecendo – constata.

 Segundo Konijn, o “Design holandês no Palácio do Povo” irá tratar justamente dessas questões e dessas mudanças.  – Como os designers lidam com essas situações mutantes? Elas alteram o design desses profissionais? E os profissionais, oferecem novas ferramentas de suporte às mudanças? Até que ponto esse novo contexto mudou o trabalho deles? – questiona o curador, e acrescenta que, no atual contexto europeu, esse tema é extremamente relevante – Há numerosos exemplos históricos de arquitetos, como Gerrit Rietveld ou Alison e Peter Smithson, que realizaram experimentos bastante aprofundados relativos à sala de estar em transformação.  Experimentos  assim vão acontecer também na mostra de design holandês da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 – antecipa.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img