25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Mostra Curtas Catarinense comemora 10 anos nesta edição do FAM

spot_img

Mostra Curtas Catarinense comemora 10 anos nesta edição do FAM

spot_imgspot_img

Espaço dedicado exclusivamente a produções estaduais terá cinco filmes em première – primeira exibição


O mais antigo Festival de Cinema de Santa Catarina, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, dedica mais uma vez um espaço especial na programação com produções catarinenses. O FAM deste ano será totalmente on-line entre os dias 23 a 29 de setembro com exibições gratuitas. As produções catarinenses serão exibidas sempre às 18h15 de cada dia do evento e ficam disponíveis durante 24 horas.

A Mostra Curtas Catarinense abre na sexta-feira, (24.09), com a animação “A Árvore de Alfajor”. O filme foi produzido em Palhoça, na Grande Florianópolis e tem a direção de Marcela Soares. O curta conta a história de uma ‘Moça’ que após acordar em um lugar desconhecido, decide entrar em uma trilha úmida de uma Floresta de Sequoias Gigantes. Nessa jornada a personagem é perseguida por seus medos e precisa enfrentá-los. O curta foi desenvolvido com técnicas de animação 2D e 3D.

Já no sábado (25.09), é a vez do curta produzido no Oeste do Estado. “Les Petits Rats”, dirigido por Bruna Boita Meoti, foi gravado nas cidades de Pinhalzinho e Chapecó, e conta a história das bailarinas representadas pelo pintor Edgar Degas, deslocando o foco do pintor para elas. A produção parte de diversos questionamentos sobre a vida das bailarinas e apresenta ao espectador um momento de reflexão sobre o que elas enfrentavam na época.

O selecionado de domingo (26.09) vai ser para quem gosta de um bom documentário. “Entrando no País das Maravilhas’’ também faz sua estreia no FAM 2021. O curta foi produzido em Florianópolis e tem a direção de François Muleka. A produção oportuniza um olhar mais poético para a trajetória da canção homônima, através de pesquisa afetiva singela, experimental e inspiradora.

Produzido também em Palhoça, no litoral catarinense, o curta “Espelho, Espelho Meu’’ faz sua première na segunda-feira (27.07). O documentário dirigido por Laura Bassani traz à tona a discussão dos padrões de beleza da geração atual. O curta debate as consequências desta realidade e com ela impacta especialmente as mulheres.

Encerrando a Mostra Catarinense, será a vez do filme experimental “eth_OS”, produção que tem a direção de Victor Galles, e será exibido ao público na terça-feira (28.09). O filme mostra um mundo instigante de conhecimento e possibilidades oferecido pelo sistema eth_OS. Esse sistema, além de idealizar uma vida mais autônoma, também abre brechas para problemas mais sérios, que às vezes não estão ao alcance de uma máquina.

As sessões estarão disponíveis na plataforma de streaming Innsaei.tv, que pode ser acessada pelo computador, tablet, SmartTV ou no celular. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, possuem limite de 300 acessos na sala de cinema virtual, geoblocking para a América do Sul e o público pode votar ao fim de cada filme, assim escolhendo as produções que levam o troféu Panvision “Júri Popular”.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais