21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Mostra de Cinema Uruguaio começa nesta terça-feira em Florianópolis com entrada gratuita

spot_img

Mostra de Cinema Uruguaio começa nesta terça-feira em Florianópolis com entrada gratuita

spot_imgspot_img

A ASURFLO – Associação de Uruguaios em Florianópolis vai realizar a 3ª Mostra de Cinema Uruguaio na capital, de 14 a 18 de maio. Para o evento, a ASRUFLO firmou mais uma vez parceria com o cineclube da Fundação BADESC, que sediará a mostra. Outro atrativo é a presença de César Troncoso, ator de “A Outra Historia do Mundo”, que encerra o evento, e também de "Zanahoria" e "Mal dia para pescar". Em todas as sessões haverá um bate-papo com o público após a exibição dos filmes.

O ator uruguaio, detentor de vários prêmios, protagonista entre outros filmes de "O Banheiro do Papa", "Uma noite de 12 anos" e também com atuação em várias produções brasileiras como "Faroeste Caboclo", "Tim Maia", "Elis", "Benzinho" e em produções da Globo como "Flor do Caribe", estará presente nas exibições dos três filmes em que participa.

A curadoria do evento se preocupou com a diversidade dos filmes selecionados alternando ficção, drama e comédia. A Mostra, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio, conta com 5 filmes que foram lançados entre 2009 e 2017.

Em "Mau dia para pescar", um ex-campeão de luta livre, que ainda se considera um homem muito forte, tem um manager que consegue para ele exibições e combates clandestinos, para que ele recupere o título de campeão mundial novamente. Mas os acontecimentos tomam um rumo inesperado e incontrolável para os protagonistas.

Em "Rambleras", três mulheres, uma jovem solteira, que tem medo de ficar sozinha, uma namorando, mas não acompanhada, e uma mulher velha que não tem ninguém na vida, aprenderão umas com as outras que ainda é possível crescerem.

"Deus local" é um trilher/terror. Membros de uma banda de rock, que acabam de lançar um álbum sobre historias íntimas, viajam para gravar clipes das músicas. Durante as filmagens cada um deles começará a reviver eventos traumáticos. Do mesmo diretor de "A casa silenciosa".

"Zanahoria", é um filme baseado em fatos reais, onde se relata a jornada de segredos, simulações e paranoias em que embarcam dois jornalistas uruguaios quando um misterioso informante os contata com a intenção de revelar evidências sobre crimes da ditadura militar.

E para fechar a Mostra, em "A outra historia do mundo", Milo e Esnal, dois amigos inconformados e criativos resolvem se revelar contra as regras rígidas instauradas pelo novo coronel local, em plena ditadura, sequestrando seu bem mais precioso: uma coleção de anões de jardim.

Os filmes, premiados em vários festivais ao redor do mundo, foram cedidos para exibição por seus realizadores e pelo ICAU, Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai.

O evento conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.

Dia 14, terça feira, 19h.
MAU DIA PARA PESCAR (2009), de Álvaro Brechner
Jacob Van Oppen, conhecido como o homem mais forte do mundo, e seu empresário Orsini, vivem de organizar campeonatos de luta livre em pequenas cidades da América do Sul. Chegando em Santa Maria, eles são recepcionados com um entusiasmo incomum, o jornal local propõe patrocinar as lutas e encontrar um adversário à altura de Jacob. Entretanto, a viagem acaba tomando um rumo inesperado e incontrolável.
Drama/Comédia. Livre. Duração: 100 minutos

Dia 15, quarta feira, 19h.
RAMBLERAS (2013), de Daniela Speranza.
Três mulheres, uma jovem solteira, que tem medo de ficar sozinha, uma namorando, mas não acompanhada, e uma mulher velha que não tem ninguém na vida, aprenderão umas com as outras que ainda é possível crescerem.
Comédia. Duração: 93 minutos

Dia 16, quinta feira, 19h.
DEUS LOCAL (2014), de Gustavo Hernández.
Membros de uma banda de rock, que acabam de lançar um álbum sobre histórias íntimas, viajam para gravar clipes para as músicas. Durante as filmagens, o grupo encontra uma mina de ouro que é guardada por um deus local. O espírito força cada um deles a reviver eventos traumáticos.
Thriller/Terror. 16 anos. Duração: 90 minutos.

Dia 17, sexta feira, 19h.
ZANAHORIA (2014), de Enrique Buchichio
Dois jornalistas uruguaios embarcam em uma jornada de segredos, simulações e paranoias quando um misterioso informante os contata com a intenção de revelar evidências sobre crimes da ditadura militar.
Drama/Thriller.16 anos. Duração: 100 minutos

Dia 18, sábado, 15h.
A OUTRA HISTÓRIA DO MUNDO (2017), de Guillermo Casanova.
Em um vilarejo uruguaio em plena ditatura, Milo (Roberto Suárez) e Esnal (César Troncoso) são dois amigos inconformados e criativos que resolvem se rebelar contra as regras rígidas instauradas pelo novo coronel local sequestrando seu bem mais precioso: uma coleção de anões de jardim. A ação não é executada com perfeição e Milo acaba capturado pelos militares, o que leva sua família à derrocada e Esnal a se tornar recluso. Reanimado pelas filhas do amigo, no entanto, ele deixa a solidão de seu quartinho com um plano mirabolante.
Comédia. 12 anos. Duração: 105 minutos

MOSTRA DE CINEMA URUGUAIO
De 14 a 18 de maio. De terça a sexta sempre às 19h. e no sábado 18 de maio às 15h.
Fundação BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis).
Info: 48 99138 2330, asurflo2017@gmail.com
GRATUITO  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img