23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Mostra Cultura de Raiz reuniu 1200 pessoas no Museu Histórico de Santa Catarina

spot_img

Mostra Cultura de Raiz reuniu 1200 pessoas no Museu Histórico de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Cerca de 1200 pessoas passaram pela Mostra Cultura de Raiz no Museu Histórico de Santa Catarina dirante todo o dia 19/06. O evento aconteceu no jardim – incluindo o memorial Cruz e Sousa – do museu, que fica na praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

Com apresentação do Codesul Cultural, o evento contou com atrações musicais, exposição de artesanatos, comidas típicas e vídeos culturais representando cada estado do Codesul – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Rio Grande do Sul, que não enviou representantes ao evento.

Organizado pela FCC, Santa Catarina, estado anfitrião, mostrou um pouco de sua cultura, principalmente a de base açoriana – predominante no litoral – com caldeirada, artesanato e apresentação de boi-de-mamão. Paraná trouxe o prato “Barreada”, feito com farinha e carne seca, além de um lindo espetáculo de viola caipira. Mato Grosso do Sul apresentou música típica, com forte influência da Argentina, poesia(com um talentoso repentista) e o caldo de piranha.

Antônio Ubiratan de Alencastro, presidente da FCC, salientou a importância desta integração dos estados. “É um evento magnífico, ainda mais com este sol, este tempo bom. Quem veio, voltará em 2011”, diz Bira, como é conhecido, que encontrou no evento um antigo amigo e ex-professor, Antunes Severo, um dos pioneiros do rário em Santa Catarina.

A organização foi da FCC, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura com apoio do Funcultural.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img