21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira exibe A Caixa

spot_img

Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira exibe A Caixa

spot_imgspot_img

Acontece nesta terça-feira, dia 29 de junho, no Teatro da UFSC, a exibição do filme A Caixa (1994). A sessão integra a mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, premiado diretor português homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. A programação iniciou no dia 27 de maio e vai até 30 de novembro, todas as terças-feiras, às 12 horas, seguida ou antecedida de debates. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

A Caixa

O filme se passa num típico bairro de Lisboa. Nesse local vive um cego, que sobrevive das esmolas recolhidas diariamente pelas ruas da cidade. Ainda que as esmolas sejam sua única fonte de renda, ainda são redistribuídas entre uma filha um genro.

Além de se ocupar das tarefas domésticas, a filha engoma roupa para fora. O marido é um marginal desempregado e como, os seus amigos, vive às custas da caixa do cego. Até que um dia a caixa é roubada, tal como havia acontecido tempos atrás. É motivo suficiente para que aconteça um grande conflito, que acaba em tragédia.

Duração: 92 min
Elenco: Luís Miguel Cintra, Beatriz Batarda, Diogo Dória, participação especial de Glicina Quartin e Ruy de Carvalho
Festival de Cannes 1994 – Quinzena dos Realizadores

Serviço:

O QUÊ: Apresentação do filme A Caixa (1994), na Mostra de Cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.
QUANDO: Dia 29 de junho, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo – Departamento Artístico Cultural – DAC: SeCArte: UFSC, com material da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img