20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Mostra Revelando os Brasis chega ao FAM 2011

spot_img

Mostra Revelando os Brasis chega ao FAM 2011

spot_imgspot_img

O FAM 2011 vem com outras novidades na programação, entre elas mais uma mostra não competitiva a Revelando os Brasis. Serão exibidas, no dia 27, às 17h30, ao ar livre, na Praça da Cidadania da UFSC (Universidade
Federal de Santa Catarina), quatro produções realizadas pelo projeto homônimo realizado no país, que possibilita aos moradores de pequenas cidades brasileiras produzirem e contarem suas próprias histórias.

A iniciativa, promoção do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, visa a formação e inclusão audiovisuais. A proposta é facilitar o acesso às novas tecnologias como forma de valorizar a identidade local, preservar as manifestações regionais e possibilitar o contato dos brasileiros com um rico acervo histórico, geográfico e cultural do país.

Em cada edição são realizados quarenta vídeos, que são depois exibidos em telas de cinemas instaladas em ruas e praças em cidades do país. Caminhões adaptados se transformam em cabine de projeção nos 40 pequenos municípios onde as histórias foram gravadas e também nas 16 capitais dos estados participantes.

No FAM serão mostrados três trabalhos catarinenses: Vida em Tronco, da estudante de jornalismo Keila Zanatto, de Treze Tílias, documentário sobre o trabalho em madeira na arte sacra, moderna, obras gigantescas miniaturas; Tamanca de Madeira, da pedagoga e educadora Dircélia Aparecida Senff Nicoluzzi, de Irineópolis, uma ficção baseada nas lembranças vividas e registradas pela neta do Caboclo Marcílio dedicado empregado da Olaria, na pequena Comunidade de São Pascoal e Doce Amargo, ficção do policial militar Vanderlei Silva, de Dionísio Cerqueira, um filme que destaca a vida simples do erveiro e os valores familiares a
partir da história de Balduíno.

Do Paraná será apresentado o curta-metragem A Galinha ou Eu!, dirigido pela professora itambeense Denízia Moresqui. Baseado em fatos reais, a ficção narra de modo simples e divertido lembranças das peraltices vivenciadas pela diretora durante a infância no campo.

Serviço:

O quê: Mostra Revelando os Brasis
Quando: 27/6, 17h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, UFSC, Campus Trindade,
Florianópolis, tel. 3721-6493

Quanto: Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img