22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

MP-SC lança manual de acessibilidade em prédios públicos

spot_img

MP-SC lança manual de acessibilidade em prédios públicos

spot_imgspot_img

O manual “Promovendo Acessibilidade Espacial nos Edifícios Públicos” foi lançado nesta quinta-feira, 4, na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em Florianópolis. A publicação está disponível aqui. As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social do MP-SC.

O manual, de autoria da promotora Sonia Maria Demeda Groisman Piardi e das professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marta Dischinger e Vera Helena Moro Bins Ely, apresenta os conceitos relativos ao tema e propõe, de forma prática, a adoção de tabelas específicas para avaliação da acessibilidade em prédios de uso público.

No lançamento, a promotora Sonia Maria Demeda Groisman Piardi relatou a trajetória que culminou no lançamento do manual. Em 2002, quando coordenava o Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (hoje Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor), do MP-SC, Sonia formou um grupo para debater o assunto com a participação de associações que congregam pessoas com deficiência física e sensorial, órgãos públicos e entidades profissionais.

Com o início das reuniões, houve a necessidade de agregar especialistas no tema e de trazer informações técnicas aos participantes. Em seguida, foram visitados locais que atendem a sociedade em Florianópolis e elaborados relatórios detalhados sobre a situação de cada um.

Toda a experiência e as informações adquiridas pelo grupo resultou no manual, que, segundo a promotora, tem o objetivo de disseminar a experiência e disponibilizar a informação aos técnicos e à sociedade em geral como fonte de consulta e fiscalização.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img