16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Reitores de instituições públicas de SC iniciam mobilização pelo uso dos royalties do petróleo na educação

spot_img

Reitores de instituições públicas de SC iniciam mobilização pelo uso dos royalties do petróleo na educação

spot_imgspot_img

Os reitores das cinco maiores instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina deram início nesta quinta-feira, 4, a uma mobilização conjunta em defesa da destinação de 100% dos royalties de futuras concessões de petróleo para a educação. A próxima reunião do grupo ocorrerá na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, na segunda quinzena de maio.

A tomada de posição sobre a questão dos royalties foi um dos temas discutidos durante a primeira reunião do recém-constituído Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina, que reúne os reitores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Instituto Federal Catarinense (IFC), e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Os reitores decidiram elaborar e fazer ampla divulgação de um manifesto de apoio às propostas previstas na MP 592 para a área da educação e buscar articulação junto ao Fórum Parlamentar Catarinense e ao Poder Legislativo Estadual.

Articulação

Com a constituição do Fórum, as instituições vão elaborar um mapa conjunto situando as áreas geográficas e áreas de conhecimento em que cada uma atua, de modo a evitar que haja sobreposição de atuação em determinadas áreas (“sombreamento”) e lacunas em outras.

Sisu

Outra medida conjunta acertada no Fórum dos Reitores foi a reivindicação, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de que as instituições sejam integradas ao processo de elaboração e correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Udesc planeja uma adesão parcial ao Sisu.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img