18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

MPSC apoiará o movimento Outubro Rosa

spot_img

MPSC apoiará o movimento Outubro Rosa

spot_imgspot_img

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), assim como fez em 2013, apoairá a edição deste ano do Outubro Rosa. O órgão divulgou nota se comprometendo a contribuir com a divulgação de informações sobre os métodos de prevenção do câncer de mama.

A doença, segundo dados da Organização Mundial da saúde (OMS) é a segunda causa de morte entre as mulheres no mundo. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que, em 2011, foram 13.225 vítimas dessa doença só no Brasil. Ainda, segundo o mesmo instituto, a previsão é de que, em 2014, existirão mais de 57 mil novos casos.

Segundo a Promotora de Justiça Sonia Piardi, a Promotoria da Saúde da Capital não tem recebido reclamações de atraso na realização de exames para diagnóstico de câncer. Registra que existiam muitas reclamações quanto ao atendimento de pessoas portadoras de câncer nos casos de agravavamento do quadro clínico por conta de situações intercorrentes e de doenças oportunistas.

Porém, a situação foi contornada depois da abertura do ambulatório do CEPON. "Esse tipo de câncer, além de poder ser fatal, pode causar mutilações na mulher que, muitas vezes, precisa extrair uma mama, ou até as duas mamas. Isso traz um decréscimo na qualidade de vida da mulher e em sua autoestima. Esses motivos exigem o nosso empenho na difusão dessa campanha. Ela deve, inclusive, atingir os homens, pois eles podem alertar suas mães, mulheres, filhas e irmãs a fazerem o autoexame", reforça a Promotora de Justiça.

Outubro Rosa no MPSC

Os três prédios do MPSC da Capital terão uma iluminação diferente em outubro. A partir desta quarta-feira (1º/10), os prédios ganharão luzes rosas, como parte das ações planejadas pela instituição em apoio ao Movimento Outubro Rosa. Além das luzes, o MPSC organiza uma palestra sobre o câncer de mama com uma representante da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) na segunda-feira (15/10) e o "Dia do Rosa", marcado para 22 de outubro, quando os integrantes da instituição serão convidados para irem vestidos de rosa ao trabalho.

Conhecido mundialmente, o movimento simboliza a luta contra o câncer de mama e busca estimular a participação da sociedade, de empresas e órgãos públicos em prol da prevenção e do tratamento deste tipo de câncer. Organizado pela AMUCC, a campanha já é realizada há cinco anos em Santa Catarina e é a segunda vez em que o MPSC participa da ação.

Para alertar sobre a importância da prevenção, a campanha do Outubro Rosa deste ano lembra os direitos garantidos aos portadores de câncer. Com o slogan "Faça valer a Lei dos 60 dias", a AMUCC espera aumentar o número de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir a mortalidade de mulheres e homens. Homens? Sim, você não leu errado. Apesar de menor incidência, os homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama. Segundo estimativas, a cada 100 pessoas diagnosticadas com esse tipo de câncer, uma é homem.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img