16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Mudanças em editais provocaram o atraso do novo terminal do aeroporto de Florianópolis

spot_img

Mudanças em editais provocaram o atraso do novo terminal do aeroporto de Florianópolis

spot_imgspot_img

Conclusão de obra no Hercílio Luz foi adiada de 2010 para 2012.

Após comunicar que a entrega do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, foi adiada para 2012, a Infraero esclareceu as alterações realizadas em editais de licitação que levaram ao atraso na ampliação, que era prevista para 2010.

A assessoria da estatal explicou, por e-mail, que um dos editais lançados no primeiro semestre foi desmembrado em duas licitações e o outro foi suspenso. A mudança seria decorrente de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisou licitações de aeroportos de todo o país.

Com as alterações, o edital para projeto executivo de todo o aeroporto, que em abril não recebeu proposta de nenhuma empresa concorrente, foi desmembrado em duas partes. Um dos novos editais irá tratar de projetos de edificações, com lançamento previsto para o final deste mês. O outro, que deve sair em dezembro, abrangerá os projetos de pistas e pátios.

O edital que foi suspenso era referente a obras de pistas de táxi e pátio de aeronaves. Prevista anteriormente para julho, agora a licitação das obras fica adiada para depois da conclusão dos projetos. A estatal também afirmou que não faltam recursos para a ampliação, que é contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que preside o Fórum Parlamentar Catarinense, afirmou, nesta sexta-feira, que o atraso deve-se à auditoria do TCU e que, portanto, não cabe pressão política sobre a estatal. De acordo com ela, as análises do tribunal têm sido questionadas por utilizar o valor de obras rodoviárias como parâmetro de comparação para as reformas dos aeroportos.

— Primeiro o problema era ambiental, aí resolvemos. Depois foi esse entrave do TCU, e depois sabe-se lá o que pode vir.

A senadora explica que, além da importância direta no transporte e no turismo do Estado, a conclusão da ampliação do aeroporto também é determinante para aprovação das obras de melhoria do acesso ao aeroporto.

Por João Werner Grando | joao.grando@diario.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img