27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Municípios da Grande Florianópolis debatem criação de Colegiado de Mobilidade Urbana

spot_img

Municípios da Grande Florianópolis debatem criação de Colegiado de Mobilidade Urbana

spot_imgspot_img

A criação do Colegiado de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis foi o tema da reunião desta segunda-feira, 16,entre prefeitos da região, na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS. As informações são da secretaria de Comunicação da PMSJ.

A ideia é criar um espaço de colaboração, intercâmbio de informações e experiências, além de buscar soluções para problemas comuns da mobilidade urbana da região.

Durante o evento, o professor Werner Kraus Junior, do Departamento de Automação e Sistemas do Centro Tecnológico da UFSC, ministrou uma palestra e apontou os caminhos que considera fundamentais para a solução dos problemas de mobilidade. O tema também foi debatido pelo arquiteto e urbanista, Edson Cattoni, pelo coordenador técnico do consórcio que elabora o PLAMUS, Paulo Sérgio Custódio, e pelo coordenador técnico do plano pelo Governo do Estado, Guilherme de Medeiros.

O secretário de Planejamento de São José, Bernardo Meyer, defendeu a participação e o envolvimento dos gestores de todos os municípios da região no Colegiado de Mobilidade Urbana. “Somente desta forma, pensando a região como um todo, teremos êxito na busca de soluções comuns”, destacou.

Segundo Valesca Menezes Marques, da GRANFPOLIS, os prefeitos dos 22 municípios serão informados sobre as deliberações para que designem os representantes.

Plamus

O Plamus é uma iniciativa que propõe estudar, realizar pesquisas e buscar soluções para melhorar as condições de trânsito, mobilidade e acessibilidade em 13 municípios da Grande Florianópolis – Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

A participação social é um dos pontos principais de sua agenda, que inclui a realização de oficinas envolvendo as organizações da sociedade civil nos municípios contemplados no projeto. As oficinas têm como objetivo sensibilizar, capacitar e prover assistência técnica às cidades e às organizações da sociedade civil.

A população pode participar e acompanhar o andamento do Plano no site www.plamus.com.br. O plano está sendo desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina e os municípios da Grande Florianópolis, com apoio técnico e financeiro do BNDES.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img