18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Museu Etnográfico Casa dos Açores abre duas exposições gratuitas esta semana

spot_img

Museu Etnográfico Casa dos Açores abre duas exposições gratuitas esta semana

spot_imgspot_img

O Museu Etnográfico Casa dos Açores, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu, na Grande Florianópolis, abrirá nesta quinta-feira, 7, duas exposições: a mostra de olaria de Lourival Medeiros e a exposição Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina.

Ambas têm entrada gratuita para visitação, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

 Exposição de olaria

 A mostra contará com cerca de 40 peças e utensílios feitos em barro e argila pelo artista Lourival Medeiros. O ofício da olaria é uma tradição herdada dos imigrantes açorianos, que colonizaram o litoral catarinense e tiveram grande influência na região onde está localizado o Museu Etnográfico, indo ao encontro da temática deste espaço.

 Lourival Medeiros começou a ter intimidade com a tradição já em uma fase mais moderna da olaria. Apesar da convivência com o pai, vendia as cerâmicas em Florianópolis, e o tio, que não era oleiro mas tinha olaria porque trabalhava com isso, a vontade de trabalhar com a argila despertou somente aos 40 anos. Atualmente, é diretor da Escola Municipal De Oleiros Joaquim Antônio De Medeiros, localizada no município de São José.

 Exposição Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

 A mostra, aberta à visitação desde o dia 29 de março, terá abertura oficial no dia 7 de abril. É composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema.

 A exposição é uma realização do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas do estado, e conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço

 O quê: Exposição do oleiro Lourival Medeiros

Quando: de 7 de abril a 5 de junho de 2016.

 O quê: Exposição itinerante "Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina"

Quando: visitação até 31 de maio de 2016

 Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores

Rodovia BR-101, km 189 – Balneário São Miguel – Biguaçu (SC)

Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.

Entrada gratuita

Informações: (48) 3665-6195

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img